Estratégias e Tendências Gerenciais na Gestão de Academias: O Perfil dos Coordenadores e das Academias em Videira

Autores

  • Jonas de Lima Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Jaisson Bordignon Instituto Federal Catarinense - IFC
  • Ederlei Aparecida Zago Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Luiz Eduardo Bondan Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

DOI:

https://doi.org/10.5585/tlsr.v7i1.197

Palavras-chave:

Gestão de Academia, Atendimento, Qualidade do Serviço

Resumo

O mercado de academias vem crescendo rapidamente e necessita de uma gestão profissional. Essa evolução acontece em diversos segmentos dos negócios, apontando estratégias e tendências administrativas voltadas para o cliente, excelência no atendimento e qualidade do serviço (Saba, 2012). O estudo buscou conhecer as aptidões e recursos gerenciais das academias em Videira SC, identificando o perfil dos coordenadores. Caracterizando-se como pesquisa qualitativa e quantitativa. O Instrumento de coleta foi uma entrevista composta por 32 perguntas. A coleta foi realizada junto com 5 coordenadores das academias registradas no CREF-SC. O tratamento dos dados foi realizado por meio de estatística descritiva. O perfil dos coordenadores, com média de idade de 39 anos, é caracterizado por serem 80% masculinos e proprietários. Formados em Educação Física, porém sem especialização na área. As academias apresentam média de 440 alunos, sendo 46,59% Adultos; 39,28% <18 anos; e 14,13% idosos. Destes, 53,10% buscam estética, 33,24% Saúde e 13,66% rendimento. Os coordenadores têm a percepção de que o Atendimento e Qualidade do Serviço são os fatores críticos para o sucesso. Não é oportunizado feedback aos clientes. Das academias, 80% não apresentam Missão, Visão, Valores e Objetivos; 80% não envolve a equipe na formulação dos procedimentos; 80% não tem programa de recompensa; 100% realizam integração; 100% procuram profissionalismo em seus colaboradores; 60% realizam reuniões regulares. A ferramenta de marketing mais utilizada é a Internet. Conclui-se que a Gestão das academias de Videira precisa evoluir no aspecto profissional, necessitando de especialização dos gestores, e foco em estratégias e ações direcionadas ao cliente.

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Biografia do Autor

Jonas de Lima, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Especialista em Administração e Marketing Esportivo pela Universidade Gama Filho- UGF, Rio de Janeiro, (Brasil). Soldado no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Jaisson Bordignon, Instituto Federal Catarinense - IFC

Mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba, (Brasil). Professor do Instituto Federal Catarinense - IFC, Florianópolis.

Ederlei Aparecida Zago, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Mestre em Ciência da Saúde Humana pela Universidade do Contestado Campus de Concórdia, UNC/CONCORDIA, Santa Catarina, (Brasil).

Luiz Eduardo Bondan, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Especialista em Educação Física e Saúde pela Universidade do Contestado - Campus Caçador, UNC/CAÇADOR, Santa Catarina, (Brasil).

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Publicado

30.04.2018

Como Citar

Lima, J. de, Bordignon, J., Zago, E. A., & Bondan, L. E. (2018). Estratégias e Tendências Gerenciais na Gestão de Academias: O Perfil dos Coordenadores e das Academias em Videira. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 7(1), 106–126. https://doi.org/10.5585/tlsr.v7i1.197

Edição

Seção

Artigos