A Estratégia de Segmentação de Mercado como Vantagem Competitiva: Um Estudo Exploratório no Setor de Turismo “Single” A Partir da Cidade de São Paulo

Autores

  • Roberto Bazanini Universidade Paulista - UNIP
  • Ademir Antonio Ferreira Universidade de São Paulo - USP
  • José Ricardo Ramos Féris Universidade Paulista- UNIP
  • Fernando Araújo Ravagnani Universidade Paulista - UNIP.

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v5i1.153

Palavras-chave:

Palavras-chave, turismo single, segmentação de mercado, vantagem competitiva.

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada com quatro empresas do setor de turismo (agências e operadoras) da cidade de São Paulo, que realizam programas de viagens especiais para o segmento de pessoas que viajam sozinhas. Por meio de pesquisa exploratória de natureza qualitativa, o objetivo da pesquisa está em investigar se as empresas que incluíram no seu portfólio de negócios um programa específico para o turismo “single” alcançaram a lealdade e fidelidade desse grupo de clientes e obtiveram vantagem competitiva sobre os concorrentes que não adotaram esse tipo de segmentação.  Buscou-se explorar nas entrevistas e levantamento de dados junto às empresas, o perfil do turista “single”, a sua motivação e expectativas, assim como a estratégia adotada e as atividades desenvolvidas pela empresa para atendê-los. Os resultados da pesquisa apontam que as empresas que optaram por segmentar seu mercado para o turismo “single” geralmente o fizeram por perceber a existência de um nicho latente a ser explorado, mas somente a empresa que adota a concentração de mercado nesse segmento obtém vantagem competitiva.

 

 

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Biografia do Autor

Roberto Bazanini, Universidade Paulista - UNIP

Doutor em Comunicação e Semiotica (PUC/SP). Professor titular do mestrado em administração da Universidade Paulista - UNIP.

Ademir Antonio Ferreira, Universidade de São Paulo - USP

Doutor  em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Paulista - UNIP.

José Ricardo Ramos Féris, Universidade Paulista- UNIP

Mestre em Administração (UNIP)

Fernando Araújo Ravagnani, Universidade Paulista - UNIP.

Graduação em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barreto (UNIFEB)

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Publicado

01.04.2016

Como Citar

Bazanini, R., Ferreira, A. A., Ramos Féris, J. R., & Ravagnani, F. A. (2016). A Estratégia de Segmentação de Mercado como Vantagem Competitiva: Um Estudo Exploratório no Setor de Turismo “Single” A Partir da Cidade de São Paulo. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 5(1), 48–60. https://doi.org/10.5585/podium.v5i1.153

Edição

Seção

Artigos