O Modelo de Contribuição do CEGED para a Disseminação da Gestão Desportiva
DOI:
https://doi.org/10.5585/podium.v3i3.97Palavras-chave:
Esporte, Formação, Desenvolvimento.Resumo
O mercado esportivo passa por enormes transformações, porém se ressente de mais profissionalismo e recursos humanos especializados. Semanalmente, o CEGED elabora dois boletins informativos, ferramentas digitais para disseminação de informações sobre Gestão Desportiva: (i) o “Clipping de Notícias” e (ii) o “Clipping da Internet”. O primeiro é uma seleção semanal de informações publicadas em blogs, colunas especializadas e sites específicos sobre o tema, mas sem repercussão nos canais mais convencionais de mídia. Elas ficam destacadas em uma seção na homepage do site do CEGED, com o título original da mensagem e um link para a página virtual de origem. O segundo tem o formato de uma newsletter, cujo conteúdo são oito destaques selecionados do “Clipping de Notícias” da semana, com imagens e links para as páginas de origem do material. A distribuição do “Clipping da Internet” é feita por mala direta de correio eletrônico, enviada para aproximadamente 600 participantes incluindo jornalistas esportivos, empresários com tradição de investimento em patrocínio esportivo, professores e estudantes, dirigentes de clubes e federações e outros. De fevereiro a novembro de 2014, o “Clipping de Notícias” destacou mais de 2.700 notas, publicadas em 54 blogs, colunas especializadas e sites específicos. Através do “Clipping da Internet” foram enviados 296 links, em 37 edições realçando temas relacionados com a Gestão Desportiva. Isto gerou aproximadamente 8.000 visitas ao site do CEGED, um dos mais acessados no Google na busca utilizando o comando “Gestão Desportiva” e desconsiderando endereços eletrônicos de cunho comercial.