Aliança Estratégica na Gestão Pública: Um Estudo de Caso de Cooperação Técnica entre uma Instituição de Ensino Pública e Privada
DOI:
https://doi.org/10.5585/iptec.v2i1.20Palavras-chave:
Aliança estratégica, cooperação, instituições públicas, instituições privadas.Resumo
O objetivo desse relato técnico é apresentar o processo de formalização de uma aliança estratégica e seus impactos, entre uma Instituição de Ensino Superior Pública e uma Privada a luz da Teoria de Aliança Estratégica. A aliança estratégica foi formalizada por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, que teve como objetivo o intercâmbio de recursos e competências, dado que as instituições careciam de capacidades internas suficientes para implementação de um projeto complexo, custoso e emergencial. O estudo adotou as técnicas de análise documental, bibliográfica, entrevista e observação-participante de um dos autores. Até o momento da apresentação desse relato técnico foi possível observar os principais resultados, demonstrados na Aliança entre as instituições, quais sejam, maior possibilidade de soluções infraestruturais para os parceiros desenvolverem suas atividades; melhoria da qualidade da educação ofertada aos discentes; maior reconhecimento público dos trabalhos realizados; um melhor ambiente de trabalho para os servidores; troca de experiências e conhecimento entre os parceiros e o aumento de novos equipamentos. Como ponto fraco da parceira, destaca-se o baixo envolvimento das unidades acadêmicas das instituições. Porém, nota-se que a combinação de recursos, competências e comprometimento possibilita a implementação conjunta de ações de ensino, pesquisa e extensão de ambas às instituições.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2018 Daniel Teotonio do Nascimento, Adriana De Sousa Lima, Silvana Anita Walter
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.