Logística Reversa: Como Reaproveitar Placas de Petri no Fluxo de Trabalho de Um Laboratório de Microbiologia

Autores

  • Camille de la Cruz Lui Universidade Nove de Julho
  • Simone Aquino Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v3i1.16

Palavras-chave:

Plásticos estéreis, logística reversa, descarte laboratorial, placas de Petri, gestão da saúde.

Resumo

A cadeia de suprimentos de instituições de ensino públicas ou privadas, voltadas para o diagnóstico laboratorial microbiológico na área de saúde, deve ser gerenciada seguindo normas de qualidade e legislações pertinentes à biossegurança, onde o ambiente e uso de materiais estéreis são fundamentais. O custo elevado pela grande demanda de insumos laboratoriais plásticos estéreis é um fator importante nas organizações, com foco em gestão da saúde, sendo relevante a logística reversa de sobras de insumos das embalagens abertas, que não podem voltar ao fluxo de trabalho, por não serem mais estéreis. O objetivo deste relato técnico é descrever como foi possível realizar o reaproveitamento de sobras de placas de Petri (não mais estéreis), advindas de embalagens abertas, através do emprego do tratamento por radiação ionizante, em parceria com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. O relato técnico apresenta, através da pesquisa-ação, como foi possível reduzir custos e empregar a logística reversa no reaproveitamento de 400 placas de Petri irradiadas com a dose de 20 kGy, contribuindo para a sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Camille de la Cruz Lui, Universidade Nove de Julho

Bióloga e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Gestão de Sistemas de Saúde da Universidade Nove de Julho. Especialista (latu-sensu) em Microbiologia pela Faculdade Oswaldo Cruz (2010). Atua como Técnica de Laboratório em Ciências da Saúde e Professora das disciplinas de Microbiologia básica e Parasitolgia do curso técnico, respectivamente, pela Universidade Nove de Julho. Responsável pela supervisão, manutenção e manipulação de equipamentos laboratoriais da UNINOVE, com expertise em elaboração e implementação de Procedimento Operacional Padrão, Bioterismo e controle de qualidade.

Simone Aquino, Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Médica Veterinária Sanitarista. Possui especialização em Saúde Pública, Vigilância Sanitária e Física de Radiações pela FSP-USP. Mestre e doutora pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN) - USP. Professora Doutora do curso de graduação em farmácia e bioquímica e do programa de mestrado profissional em administração de gestão em sistemasde saúde (PMPA-GSS) da Uninove.

Publicado

2015-06-01

Como Citar

Lui, C. de la C., & Aquino, S. (2015). Logística Reversa: Como Reaproveitar Placas de Petri no Fluxo de Trabalho de Um Laboratório de Microbiologia. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 3(1), 111–126. https://doi.org/10.5585/iptec.v3i1.16

Edição

Secção

Relatos técnicos