Redução do Consumo de Água em um Hospital Privado da Capital Paulista com Base na Instalação de Registro Regulador de Vazão em Torneiras de Fechamento Automático
DOI:
https://doi.org/10.5585/iptec.v5i1.85Palavras-chave:
Sustentabilidade, Eficiência, Consumo de Água, Vazão de água.Resumo
Este artigo tecnológico tem por objetivo analisar a instalação de um registro regulador de vazão nas torneiras de fechamento automático instaladas em um hospital privado localizado na cidade de São Paulo – SP, visando a redução no consumo de água, e contribuindo assim em prol da sustentabilidade. Para tanto, foi eleito um modelo de registro que aliasse durabilidade, funcionalidade e baixo investimento. Na avaliação dos quatro pavimentos do hospital, foram indicadas para troca as torneiras do subsolo, do térreo e do primeiro andar. Para avaliação dos resultados, foram realizadas cinco medições: a primeira, sem a instalação do registro; a segunda, com o registro instalado e totalmente aberto; a terceira, com o registro instalado fechado em uma volta; a quarta, com o registro instalado e fechado em uma volta e meia; e a quinta, com o registro instalado e fechado em duas voltas. Ao final, o hospital experimentou uma redução de 44,86% no consumo de água (26,44-58,71%, IC de 95%). Conclui-se que o retorno do investimento será alcançado em 9,2 meses, atingindo a economia média estimada em 334.112 litros de água. O estudo proporcionou subsídios para tomada de decisão de forma objetiva, com base na aquisição e instalação dos registros em todas as torneiras de acionamento automático da instituição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2018 Marcos Rogério Orita, Mário Ivo Serinolli
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.