Realização de Interlaboratorial entre Empresas Organizadas em Rede como Alternativa para Comprovação da Garantia da Qualidade de Laboratórios de Análise de Sementes
DOI:
https://doi.org/10.5585/iptec.v4i1.47Palavras-chave:
Sementes, Laboratório, Interlaboratorial, Garantia da Qualidade, Redes de CooperaçãoResumo
A realização de interlaboratorial é uma importante ferramenta para comprovação da garantia da qualidade das análises realizadas. O objetivo deste relato técnico é analisar a efetividade da realização de interlaboratorial de análise de sementes através da formação de redes de cooperação. O método utilizado foi Estudo de Caso. A iniciativa partiu de um laboratório de sementes de uma empresa púbica de pesquisa, que está implementando a NBR ISO/IEC 17025:2005. Este e outros laboratórios de sementes, de outras filiais da mesma empresa, almejam a acreditação pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO. Juntos formaram uma rede de cooperação e realizaram um interlaboratorial. A análise executada foi teste de germinação em soja. A metodologia e cálculos utilizados seguiram o que determinam as Regras para Análise de Sementes, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Com a realização deste interlaboratorial, os laboratórios conseguiram verificar a conformidade dos seus resultados e atender às exigências referentes à garantia da qualidade dos resultados. A organização deste interlaboratorial permitiu evidenciar a possibilidade de realização de outros interlaboratoriais entre laboratórios organizados em rede de cooperação, com similaridade de escopo dentro do território nacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2018 Tatiane Baseggio Crespi, Taísa Scariot Preusler, Nestor Alejandro Luna, Valdeci Nardi
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.