Transferência de Conhecimentos Tácitos para Rotinas Organizacionais: Caso Prático da Área de Projetos da Vale

Autores

  • Alexandre Arnaldo Sonntag Pontifícia Universidade Católica – PUC.
  • Rodrigo Baroni de Carvalho Pontifícia Universidade Católica – PUC.

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v6i1.139

Palavras-chave:

Lições Aprendidas, Gestão de Projetos, Aprendizagem organizacional, Gestão de Conhecimento.

Resumo

Em um cenário de limitação de recursos cujo “mantra” é fazer mais com menos, torna-se mandatória a busca contínua de melhores práticas, em especial quando se trata de investimentos em projetos. Uma lacuna usualmente identificada pelas organizações é saber transferir conhecimentos tácitos para as rotinas das corporações. No âmbito da Vale, implantou-se uma metodologia de coleta estruturada de relatos de experiências com o intuito de extrair recomendações que sejam incorporadas pela organização. A base desta metodologia são entrevistas estruturadas para a conversão de conhecimentos tácitos em explícitos. Como resultados desta metodologia, foi possível capturar e incorporar em um único projeto 84 recomendações para projetos futuros. A principal contribuição deste relato e apresentar uma metodologia de entrevista semiestruturada, como forma eficiente de transferir conhecimentos tácitos de indivíduos para organizações. Também foram combinados objetos de conhecimento, que mostrou-se eficiente na captura de conhecimentos tácitos que foram incorporados em procedimentos e rotinas, visando ampliar o desempenho de projetos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Alexandre Arnaldo Sonntag, Pontifícia Universidade Católica – PUC.

Doutorando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica – PUC, Minas Gerais, (Brasil). Especialista em Gestão de Conhecimento para Projetos na Companhia Vale do Rio Doce - CVRD.

Rodrigo Baroni de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica – PUC.

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, (Brasil). Professor Adjunto na Pontifícia Universidade Católica – PUC, Minas Gerais. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Publicado

2018-06-30

Como Citar

Sonntag, A. A., & Carvalho, R. B. de. (2018). Transferência de Conhecimentos Tácitos para Rotinas Organizacionais: Caso Prático da Área de Projetos da Vale. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 6(1), 64–77. https://doi.org/10.5585/iptec.v6i1.139

Edição

Secção

Relatos técnicos