Transferência de Conhecimentos Tácitos para Rotinas Organizacionais: Caso Prático da Área de Projetos da Vale
DOI:
https://doi.org/10.5585/iptec.v6i1.139Palavras-chave:
Lições Aprendidas, Gestão de Projetos, Aprendizagem organizacional, Gestão de Conhecimento.Resumo
Em um cenário de limitação de recursos cujo “mantra” é fazer mais com menos, torna-se mandatória a busca contínua de melhores práticas, em especial quando se trata de investimentos em projetos. Uma lacuna usualmente identificada pelas organizações é saber transferir conhecimentos tácitos para as rotinas das corporações. No âmbito da Vale, implantou-se uma metodologia de coleta estruturada de relatos de experiências com o intuito de extrair recomendações que sejam incorporadas pela organização. A base desta metodologia são entrevistas estruturadas para a conversão de conhecimentos tácitos em explícitos. Como resultados desta metodologia, foi possível capturar e incorporar em um único projeto 84 recomendações para projetos futuros. A principal contribuição deste relato e apresentar uma metodologia de entrevista semiestruturada, como forma eficiente de transferir conhecimentos tácitos de indivíduos para organizações. Também foram combinados objetos de conhecimento, que mostrou-se eficiente na captura de conhecimentos tácitos que foram incorporados em procedimentos e rotinas, visando ampliar o desempenho de projetos futuros.
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