Inovação em Processos e Gestão da Qualidade: Análise da Implantação da Metodologia de WCM na Case New Holland
DOI:
https://doi.org/10.5585/iptec.v2i1.19Palavras-chave:
Inovação, Gestão da Produção, Gestão da Qualidade, WCM, Quality Gate.Resumo
A empresa objeto de estudo deste trabalho é uma montadora de equipamentos pesados, que tem em seu catálogo de produtos a escavadeira hidráulica. A empresa enfrenta diversos problemas relacionados à mão de obra na linha de montagem desse equipamento. Defeitos ocasionados por falta de treinamento, ausência de atenção dos funcionários, esquecimento e falta de motivação são alguns dos fatores que impactam nos custos, tempo de produção e qualidade do produto. Este trabalho tem como objetivo descrever a implantação, de forma inovadora, da ferramenta da qualidade Quality Gate, a fim de identificar, controlar e reduzir o índice das falhas encontradas na linha de montagem da escavadeira hidráulica. Para tanto, foram aplicados os conceitos e técnicas do World Class Manufacturing (WCM) em conjunto com um fluxo de tratativa para os respectivos defeitos. Os resultados da pesquisa apontam que o Quality Gate é uma ferramenta de simples implantação e promissora no que tange aos resultados almejados por grande parte das empresas. Devido a tal simplicidade de gestão, o Quality Gate pode ser considerado um método eficiente para controle de processos e pode ser amplamente aplicado em diferentes setores de indústrias de grande a pequeno porte.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Patrícia Alves Parreiras, Eloísa Helena Rodrigues Guimarães, Jorge Tadeu Ramos Neves, Ester Eliane Jeunon
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.