Alinhamento Estratégico de Projetos de Tecnologia da Informação em Empresas Globais de Varejo – Gestão de Demandas de TI

Autores

  • Heverton Roberto Oliveira Cesar de Moraes Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo - SP.
  • Marcos Paixão Garcez Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo - SP.

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v1i1.9

Palavras-chave:

Projetos de TI, Varejo, Alinhamento Estratégico, Gestão de Portfólio

Resumo

O Contexto de varejo global é bastante dinâmico. Com desenvolvimento de ambientes cada vez mais tecnológicos, o volume da demanda por projetos de Tecnologia da Informação (TI) que apoiem às estratégias de negócios em seus vários níveis: globais, e locais, também tem aumentado, fazendo com que a área de TI se torne um gargalo. Neste contexto este relato técnico tem por objetivo identificar as contribuições dos processos de gestão de portfólio de projetos de tecnologia implementados  a partir da criação da área de Gestão de Demandas de TI em uma empresa de varejo multinacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heverton Roberto Oliveira Cesar de Moraes, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo - SP.

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1996). Pós-Graduação em Administração de Negócios com Sistemas Integrados pela FGV-SP. Especialização em Gestão de Projetos (FIA-USP) e Logística Empresarial (FGV-GVPEC). Atualmente é professor da Universidade Bandeirante de São Paulo e especialista em informatica - C&A Modas Ltda. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Gestão de Projetos de TI.

Marcos Paixão Garcez, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo - SP.

Doutor em Administração pela FEA-USP - Universidade de São Paulo (2010), com período de estágio doutoral realizado na Università Commerciale Luigi Bocconi em 2009, possui Mestrado em Administração pela FEA-USP  - Universidade de São Paulo (2005) e Graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1989).  Pesquisador do CNPq.  Tem experiência na área de Administração, com ênfase em estratégia e inovação Revisor de periódicos  nacionais e internacionais de destaque na área de Gestão Tecnológica e Estratégia.. Professor no Programa de Mestrado e Doutorado Stricto Sensu- PMDA e no Programa de Mestrado Profissional Stricto Sensu -  PMPA, na Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Ttambém lecionou na FEA-USP, FIA-Fundação Instituto de Administração, Anhembi-Morumbi e Mackenzie, em cursos de pós-graduação stricto e lato sensu. Atuou por 12 anos na área petroquímica, em empresas de grande porte, nas áreas de planejamento, desenvolvimento de mercado, marketing e desenvolvimento de produtos. Também possui experiência em consultoria de empresas, tendo atuado por 10 anos nesta área, em projetos junto a grandes empresas nacionais e multinacionais. Atualmente possui como linhas de pesquisa Alinhamento Estratégico em Projetos e Inovação, Gestão da Inovação, Gestão do portfólio de projetos, Inovação e Sustentabilidade, Estratégias Corporativas e Estratégias de Corporate Venturing, e Gestão Esportiva.Membro do comitê científico do ALTEC Congreso Latino-IberoAmericano de Gestión Tecnológica. Revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais indexados.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

Moraes, H. R. O. C. de, & Garcez, M. P. (2013). Alinhamento Estratégico de Projetos de Tecnologia da Informação em Empresas Globais de Varejo – Gestão de Demandas de TI. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 1(1), 97–109. https://doi.org/10.5585/iptec.v1i1.9

Edição

Seção

Relatos técnicos