Editorial
DOI:
https://doi.org/10.5585/iptec.v4i1.63Resumo
Caros leitores,
Gostaríamos de, na abertura desta 1ª edição de 2016 da IPTEC, reforçar o conceito do relato técnico. Como texto de natureza acadêmica, ele procurar dar uma contribuição à uma determinada área do conhecimento, assim como o artigo científico. Porém, ao apresentar-se como produto final de uma pesquisa aplicada, o relato técnico oferece soluções para os problemas enfrentados pelas organizações.
Dessa forma, está 5ª edição da IPTEC traz em seu conteúdo 9 relatos técnicos inéditos apresentando interessantes aplicações práticas de conhecimentos teóricos. São 2 trabalhos sobre Inovação, 3 de Gestão de Projetos, 1 sobre Tecnologia e 3 de Sustentabilidade abordando todas as áreas foco deste periódico.
Ed de Almeida Carlos e Pablo Padilha da Fundação Instituto de Administração – FIA, em seu trabalho intitulado “Revisão de Plano Estratégico: Um Caso Aplicado no Mercado Brasileiro de Seguros” apresentam o caso de uma seguradora tratando aspectos de Inovação. Em seu texto, os autores relatam a elaboração de um plano estratégico para início de operação de seguros de uma organização formada por uma empresa americana e uma empresa brasileira.
Na sequência, em outro trabalho sobre Inovação, Tatiane Baseggio Crespi, Taisa Scariot Preusler, Nestor Alejandro Luna e Valdeci Nardi do Instituto de Desenvolvimento Alto Uruguai (IDEAU), apresentam e discutem um caso prático de aplicação de uma ferramenta para comprovação da garantia da qualidade de análises de sementes. O objeto do estudo foi um laboratório de sementes de uma empresa pública de pesquisas. O trabalho denominado “Realização de Interlaboratorial entre Empresas Organizadas em Rede como Alternativa para Comprovação da Garantia da Qualidade de Laboratórios de Análise de Sementes” permitiu atender às exigências referentes à garantia da qualidade da NBR ISO/IEC 17025:2005, norma que a organização está atualmente implementando.
O primeiro trabalho sobre Gestão de Projetos desta edição tem o título de “Proposta de Aplicação de um Framework para o Gerenciamento Estratégico de uma Empresa Social” e é de autoria de Marcos Simões de Carvalho da Universidade Nove de Julho. Em seu trabalho, o autor analisa os fatores críticos de sucesso, a cultura administrativa e o alinhamento estratégico de uma empresa social e traz como contribuição um framework a ser utilizado como ferramenta útil para orientar o gerenciamento estratégico de organizações sociais no Brasil.
“Comparativo entre Práticas de Gestão de Projetos na Indústria de Autopeças” de João Fernando Pereira Junior, da Fundação Pedro Leopoldo, é o segundo trabalho da área de Gestão de Projetos que publicamos nesta 5ª edição. Em seu trabalho, o autor busca comparar de forma simplificada dois conjuntos de melhores práticas de gerenciamento de projetos: o APQP (Advanced Product Quality Planning), utilizado pelas indústrias de autopeças e automobilística, e o PMBoK (Project Management Body of Knowledge), elaborado pelo PMI e de ampla utilização no mercado brasileiro.
Angélica Gheller, Cesar Augusto Biancolino e Isabel Adler da Universidade Nove de Julho e da Universidade de São Paulo apresentam o trabalho “Aplicação do Design Thinking em um Projeto de Inovação em uma Seguradora de Automóveis”, cuja proposta foi avaliar, por meio da análise de um projeto de caráter inovador, a efetividade do design no processo de geração de novas ideias. Os resultados do relato apontam para a efetividade do design thinking em promover a informação exigida pelo projeto estudado.
Verificar como o processo de digitalização e arquivamento digital de documentos contribuiu para que a Seção de Comunicação Social da Polícia Militar do Estado de São Paulo diminuísse o custo de compra de insumos para escritório e o espaço físico para armazenamento de documentos foi o objetivo do trabalho “Digitalização e Arquivamento Digital de Documentos no Centro de Comunicação da Polícia Militar de São Paulo”. Marcelo Penha, João Alexandre Paschoalin Filho e Ana Cristina de Faria da Universidade Nove de Julho demonstram que é possível, com o uso da tecnologia, que o funcionalismo público possa administrar o arquivamento de documentos de forma mais eficiente.
O primeiro trabalho da área de Sustentabilidade é o relato técnico de Ana Carolina Mecabô Müller, Maria Inês Presrlak e Geysler Rogis Flor Bertolini da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. “Proposta de Intervenção na Gestão de Resíduos Sólidos de uma Oficina Mecânica do Oeste do Paraná” apresenta um estudo onde, após o levantamento de informações em campo, foram formuladas sugestões de melhoria para a organização em questão baseadas na legislação vigente e alinhadas à sustentabilidade. Entre elas destacam-se a adequação de tonéis de armazenagem de resíduos e a construção de uma barreira para o tonel de óleo lubrificante usado pela empresa.
Patricia Storópoli Tzortzis e Cláudia Terezinha Kniess da Universidade Nove de Julho apresentam um trabalho que aborda a despoluição do córrego do Mandaqui. O trabalho, intitulado “Programa de Despoluição de Córregos: Programa Córrego Limpo” demonstra os benefícios gerados para a comunidade do Mandaqui e discute as ações que foram realizadas. Os resultados finais, obtidos com a despoluição do córrego, geraram uma melhoria significativa na qualidade de vida das pessoas conferindo uma importante contribuição para a cidade tanto no aspecto da saúde, como no aspecto social.
O trabalho que fecha esta edição, “Logística Reversa e Sustentabilidade”, é de autoria de Diego Sousa, Glaucio de Oliveira, Herbert Garcia de Mendonça, Jefferson José e Paulo Henrique, todos da Faculdade Mercúrio. Neste trabalho, os autores mostram como as empresas que adotam a logística reversa reaproveitam seus produtos pós-consumo e como isso as fortalece na atual situação econômica do país, além de proporcionar responsabilidade socioambiental às mesmas.
Desejamos uma excelente leitura a todos!
Editor Científico
Prof. Dr. Leandro Alves Patah
Editora Adjunta
Profa. Dra. Cristina Dai Prá Martens
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Leandro Alves Patah, Cristina Dai Prá Martens
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.