Comportamento de Consumo de Serviços Educacionais: Fatores Influenciadores na Escolha de Formação Profissional
DOI:
https://doi.org/10.5585/iptec.v3i2.41Palavras-chave:
marketing educacional, comportamento do consumidor, formação profissional, fatores influenciadores.Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar os fatores que influenciam os estudantes na escolha da formação profissional. A pesquisa descritiva quantitativa teve como amostra 422 alunos do ensino médio de escolas públicas da cidade de Contagem-MG. Para o instrumento de pesquisa elencaram-se 30 fatores com base nas principais teorias do comportamento do consumidor. Com base nesses fatores, foi criado um modelo de análise a partir do qual foram feitas comparações entre diferentes perfis de estudantes. Verificou-se que os estudantes, ao fazerem as suas escolhas, estão sob uma carga maior de influência dos aspectos relacionados à realização do sonho, ao ideal de vida, aos valores e estilos pessoais e à autorrealização, seguidos por fatores de ordem objetiva e prática e por aqueles ligados aos aspectos cognitivos. As influências do meio social foram sinalizadas como as de menor importância. O resultado deste estudo sugere que os jovens necessitam de abordagens capazes de lhes acrescentar conhecimentos acerca do mundo do trabalho e das profissões que lhes permitam escolher uma formação compatível com a sua identidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Aldo Cézar Bianchi de Souza, Eloísa Helena Rodrigues Guimarães, Ester Eliane Jeunon
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.