Gestão de Projetos e a Ferramenta Sales and Operations Planning (S&OP): Projeto de Implementação em um Ambiente de Baixa Previsibilidade

Autores

  • Cristiane Biazzin Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas
  • Fernando Claro Tomaselli Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas
  • Amanda Massini Da Costa Pena Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v5i2.117

Palavras-chave:

S&OP, varejo, gestão de projetos, planejamento de vendas, planejamento de operações, previsão de demanda

Resumo

A ferramenta de planejamento de vendas e operações (S&OP) tem como objetivo a integração e compartilhamento de informações afim de equilibrar a demanda e processo de produção, sendo o principal desafio para sua implementação quando organizações estão imersas em um ambiente de baixa previsibilidade. O presente trabalho analisa um projeto de criação e implementação de um processo de S&OP em uma organização de varejo alimentar, com baixa previsibilidade e itens perecíveis e tem por objetivo principal, apresentar como a gestão de projetos, pode contribuir no sucesso da implementação da ferramenta de S&OP em uma organização com previsão de demanda pouco sofisticada e incerta, além de uma cultura organizacional frágil em relação ao estabelecimento de relacionamentos assertivos entre as áreas. A análise resultou na identificação de cinco fatores decisivos para a implementação da ferramenta de S&OP em um ambiente de baixa previsibilidade: tecnologia da informação, integração interfuncional, participação da alta gerência, o buy-in da operação e, por fim, a criação de uma nova área de S&OP na companhia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Biazzin, Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas

Doutora em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo – Fundação Getulio Vargas. Professora da EAESP/FGV. Professora da Escola de Administração de Empresas de São Paulo na Fundação Getúlio Vargas.

Fernando Claro Tomaselli, Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - São Paulo, (Brasil). Professor da Escola de Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas - FGV, junto ao Departamento de Informática e Métodos Quantitativos Aplicados à Administração (IMQ). 

Amanda Massini Da Costa Pena, Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas

Graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - São Paulo, (Brasil). Business Analyst na empresa de consultoria estratégica A.T. Kearney Consultoria de Gestão Empresarial. 

Downloads

Publicado

2017-12-28

Como Citar

Biazzin, C., Tomaselli, F. C., & Costa Pena, A. M. D. (2017). Gestão de Projetos e a Ferramenta Sales and Operations Planning (S&OP): Projeto de Implementação em um Ambiente de Baixa Previsibilidade. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 5(2), 176–192. https://doi.org/10.5585/iptec.v5i2.117

Edição

Seção

Relatos técnicos