Serviços Compartilhados para Pequenas Empresas: Avaliação de uma Iniciativa Empreendedora de Prestação de Serviços
DOI:
https://doi.org/10.5585/iptec.v4i2.76Palavras-chave:
Terceirização, Rotinas administrativas, Centro de Serviços Compartilhados, Micro e pequena empresa, EmpreendedorismoResumo
Este relato traz a experiência de um dos autores na prestação de serviços de execução de rotinas administrativas à micro e pequenas empresas (MPEs) e teve como objetivo identificar fatores limitantes e contributivos para a implantação de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) para pequenas empresas. Seguiu o método de direcionamento para pesquisa profissional, partindo do relato e obtendo na teoria, contribuições nos temas: marketing e venda de serviços; características das pequenas empresas; relações de confiança; terceirização e quarteirização; operações de CSC e; qualidade e nível de serviços. Foi aplicada pesquisa qualitativa a clientes e ex-clientes sobre esta prestação de serviços e outra quantitativa junto ao segmento de MPEs para identificar necessidades. Os resultados mostraram sua viabilidade, tendo obtido, dentre as conclusões, que: é necessário mudar a cultura da MPE para seu aceite; o pequeno empresário adere ao modelo se tiver confiança no prestador; existe uma dificuldade das MPEs a rotinas padronizadas; prefere-se que seu pagamento seja por um pacote mensal de serviços; por razões de confiança, as MPEs têm dificuldade em aceitar que o executante seja diferente do vendedor e; as pequenas empresas podem usufruir de processos integrados, a partir de parcerias entre prestadores de serviços complementares.Downloads
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Publicado
2016-12-01
Como Citar
Francesconi, M., & Almeida, M. I. R. de. (2016). Serviços Compartilhados para Pequenas Empresas: Avaliação de uma Iniciativa Empreendedora de Prestação de Serviços. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 4(2), 137–159. https://doi.org/10.5585/iptec.v4i2.76
Edição
Seção
Relatos técnicos
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Copyright (c) 2018 Milton Francesconi, Martinho Isnard Ribeiro de Almeida
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