Análise da contribuição de mapeamento tecnológico (Roadmapping) para a gestão estratégica da inovação: estudo de caso de uma multinacional do setor automotivo
DOI:
https://doi.org/10.5585/iptec.v8i1.17400Palavras-chave:
Roadmapping, Setor automotivo, Gestão da Inovação Tecnológica, Planejamento EstratégicoResumo
O objetivo do artigo é analisar a contribuição da metodologia de mapas tecnológicos (Roadmapping) para o processo de inovação tecnológica em uma organização multinacional do setor automotivo. Foi utilizado um estudo de caso único com observação participante, análise documental e entrevistas semiestruturadas com treze profissionais de diversas áreas que participaram do processo de construção do roadmap. Os resultados apontaram que a ferramenta auxiliou o planejamento estratégico e que as contribuições para a inovação tendem a ser evidenciadas à medida que as ações que surgiram do roadmapping sejam concluídas. O caso estudado evidenciou o potencial do roadmapping em alinhar as perspectivas da estratégia e inovação em um setor caracterizado por intensa evolução tecnológica.
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