Implementação de gestão por processos em uma autarquia Municipal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v9i1.17302

Palavras-chave:

Processos, Gestão por processos, Administração pública.

Resumo

A Gestão por Processos pode ser definida como ferramenta de controle e transformação dos processos das organizações para a otimização de recursos e minimização de perdas. Considerando-se que o cidadão brasileiro tem exigido, cada vez mais, mudanças para modernizar a administração pública, para que a mesma consiga prestar serviços de alto nível de qualidade e com custos reduzidos, o objetivo desta pesquisa foi o de evidenciar as tarefas que integram o setor de conferência em uma Autarquia de previdência pública do município de Campo Bom, no estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de analisar a possibilidade da implementação da gestão por processos. Em termos metodológicos o estudo possui abordagem qualitativa, objetivo exploratório e descritivo e como estratégia de pesquisa um estudo de caso único, sendo os dados obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, observação participante e pesquisa documental. Os resultados evidenciaram o volume de trabalho e sua complexidade e a necessidade de mudança na estrutura do setor de conferência para viabilizar a implementação da gestão por processos. A principal contribuição do estudo, diz respeito às características práticas e gerenciais, visto que, com o mapeamento dos processos, será confirmada a viabilidade de adoção da gestão por processos no setor analisado, bem como os potenciais benefícios para os servidores envolvidos, acarretando redução de ocorrência de erros e retrabalho, bem como maior agilidade na execução de tarefas. 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldri Stefani Mosele Gomes de Souza, Universidade Feevale

Bacharel em Administração pela Universidade Feevale.

Dusan Schreiber, Universidade Feevale

Doutor em Administração de Empresas pela UFRGS. Professor e Pesquisador na Universidade Feevale.

Vanessa Theis, Universidade Feevale

Graduada em Administração, com Mestrado e Doutorado em Qualidade Ambiental pela Universidade FEEVALE.

Referências

Araujo, R. M., & Magdaleno, A. M. (2015). Social BPM: Processos de Negócio, Colaboração e Tecnologia Social.

Baldam, R., Valle, R., & Rozenfeld, H. (2014). Gerenciamento de Processos de Negócio BPM: uma referência para implantação prática.

Barbará, S. (2008). Gestão por processos: fundamentos, técnicas e modelos de implementação: foco no sistema de gestão da qualidade com base na ISO 9000: 2000. Qualitymark Editora Ltda.

Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo/Laurence Bardin; Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições, 70.

Bergue, S. T. (2010). Gestão de pessoas em organizações públicas. In Gestão de pessoas em organizações públicas (pp. 599-599). Caxias do Sul; EDUCS; 3 ed

Biazzi, M., & Muscat, A. R. N. (2007). Modelo de aperfeiçoamento de processos administrativos para instituições públicas de ensino superior brasileiras. Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração, Rio de Janeiro. Anais Enanpad.

Brasil. Lei n0 8.666, de 21 de junho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8666cons.htm. Acesso em: 30 abr 2020.

Brocke, V. J., & Rosemann, M. (2013). Manual de BPM: gestão de processos de negócio. Bookman editora.

Campo Bom. Lei Nº 2275, DE 09/04/2002. Institui o Plano de Classificação de Cargos e Funções do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Campo Bom - IPASEM, e dá Outras Providências. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a1/rs/c/campo-bom/lei-ordinaria/2002/227/2275/lei-ordinaria-n-2275-2002-institui-o-plano-de-classificacao-de-cargos-e-funcoes-do-instituto-de-previdencia-e-assistencia-dos-servidores-municipais-de-campo-bom-ipasem-e-da-outras-providencias. Acesso em: 30 abr 2020.

Chang, J. F. (2016). Business process management systems: strategy and implementation. CRC Press.

Contador, J. C., De Sordi, J. O., de Lourdes Marinho, B., & de Carvalho, M. F. H. (2005). Gestão do conhecimento aplicada à gestão por processos: Identificação de funcionalidades requeridas às soluções de Business Process Management System (BPMS). RAI-Revista de Administração e Inovação, 2(2), 5-18.

De Sordi, J. O. (2017). Gestão por processos. Editora Saraiva.

Ferreira, V. C., Silveira, M. C., Oliveira, K. P., & Moraes, C. E. S. (2014). Contribuições do gerenciamento de processos para a administração pública mineira. Reuna, 19(1), 5-28.

Gespública, Governo Federal. (2010). Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização. Guia de gestão de processos do Governo.

Gespública, Governo Federal. (2016). Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização. Instrumento para Autoavaliação da Gestão Pública – Guia Prático de Aplicação. Brasília; MP, SEGEP.

Gonçalves, J. E. L. (2000). As empresas são grandes coleções de processos. Revista de administração de empresas, 40(1), 6-9.

Gulledge, T. R., & Sommer, R. A. (2002). Business process management: public sector implications. Business Process Management Journal. 8 (4), 364-376.

Gyory, J. T., Cagan, J., & Kotovsky, K. (2019). Are you better off alone? Mitigating the underperformance of engineering teams during conceptual design through adaptive process management. Research in Engineering Design, 30(1), 85-102.

Hammer, M. (2001). A agenda: o que as empresas precisam fazer para dominar esta década. Rio de Janeiro: Campus.

Harmon, P. (2019). Business process change: a business process management guide for managers and process professionals. Morgan Kaufmann.

Klun, M., & Trkman, P. (2018). Business process management–at the crossroads. Business Process Management Journal, 24(3), 786-813.

Pavani Junior, O., & Scucuglia, R. (2011). Mapeamento e gestão por processos–BPM. São Paulo: M. Books.

Roesch, S. M. A. (2005). Projetos de estágio e de pesquisa em administração: Guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3. ed. São Paulo, SP: Atlas.

Slack, N., & Brandon-Jones, A. (2018). Operations and process management: principles and practice for strategic impact. Pearson UK.

Wagner, J. (2020). Comportamento organizacional. Saraiva Educação SA.

Yin, R. K. (2015). Estudo de Caso-: Planejamento e Métodos. Bookman editora.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

Gomes de Souza, A. S. M., Schreiber, D., & Theis, V. (2021). Implementação de gestão por processos em uma autarquia Municipal. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 9(1), 1–16. https://doi.org/10.5585/iptec.v9i1.17302

Edição

Seção

Relatos técnicos