Subsecretaria de Gestão de Programas, Processos e Projetos Estratégicos nos Moldes do Escritório de Gerenciamento de Projetos: Um Estudo de Caso no Governo do Distrito Federal

Autores

  • Gabriela Bispo Varella Barca Universidade de Brasília– UnB.

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v6i2.146

Palavras-chave:

Projetos, Escritório de gerenciamento de projetos, Gestão de projetos

Resumo

A grande participação do Estado na economia e o aumento da demanda pelos serviços públicos, tem exigido dos agentes públicos uma atuação mais responsável e eficiente, com vistas a suprir as necessidades dos cidadãos e melhorar a qualidade da gestão dos recursos. A atuação dos administradores públicos é sempre norteada por princípios e normas que exigem a execução de ações planejadas e transparentes, e que objetivam a prevenção de riscos e de desvios que possam comprometer o cumprimento dos programas. O uso da gestão de projetos tem contribuído para o alcance desses objetivos e possibilitado um melhoramento dos resultados. O estabelecimento dos Escritórios de Gerenciamento de Projetos representa um impacto positivo nas instituições, uma vez que, eles contribuem com o alinhamento das propostas dos projetos com os objetivos estratégicos. O estabelecimento dos escritórios de projetos, tanto no setor público quanto no setor privado, tem tornado mais simples, eficaz e eficiente a execução das fases dos processos, minimizando assim, as falhas no planejamento e contribuindo com a realização das etapas estabelecidas. Além disso, para o setor público, a adoção das boas práticas de gerenciamento de projetos representa a busca pela responsabilidade e pela excelência na gestão dos recursos públicos. Neste artigo, é feita uma análise da estrutura organizacional e das funções da Subsecretaria de Gestão de Programas, Processos e Projetos Estratégicos, da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal. Além dessa análise, será verificado o grau de alinhamento da metodologia de gerenciamento de projetos utilizada pela Unidade às práticas recomendadas pelo Project Management Institute (PMI).

 

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Biografia do Autor

Gabriela Bispo Varella Barca, Universidade de Brasília– UnB.

Mestra em Economia pela Universidade de Brasília – UnB, Brasília, (Brasil). Gestora em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Distrito Federal, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. 

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Publicado

2018-07-01

Como Citar

Barca, G. B. V. (2018). Subsecretaria de Gestão de Programas, Processos e Projetos Estratégicos nos Moldes do Escritório de Gerenciamento de Projetos: Um Estudo de Caso no Governo do Distrito Federal. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 6(2), 72–91. https://doi.org/10.5585/iptec.v6i2.146

Edição

Seção

Relatos técnicos