Gestão por Processos: Um Estudo de Aplicação da Notação BPMN em uma Empresa de Serviços do Setor de Óleo e Gás
DOI:
https://doi.org/10.5585/iptec.v6i1.133Palavras-chave:
Gestão e melhoria de processos, BPMN, Óleo e gásResumo
Este trabalho tem como objetivo mapear e modelar um processo crítico de uma organização específica do setor de óleo e gás no Brasil em seu estado atual através da técnica BPMN e avaliar possíveis cenários de melhorias, utilizando ferramentas de gestão e de qualidade. Em seguida é modelado um estado futuro para o mesmo processo com a introdução das melhorias sugeridas. A metodologia de pesquisa ação aliada à utilização de suas estratégias de coleta de dados como observação e entrevistas se mostraram adequadas para atingir o propósito deste artigo. O estudo mostra sua relevância ao aplicar ferramentas de gestão de processos em uma organização que até então, não possuía seus processos internos mapeados, e sugere trabalhos futuros para verificação da eficiência e eficácia das melhorias propostas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cicero Vasconcelos Ferreira Lobo, Roberta Dalvo Pereira da Conceição, Saulo Barbara de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.