Modelo para a caracterização do processo de inovação em design

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/iji.v9i1.15891

Palavras-chave:

Inovação, Design, Processo, Classificação.

Resumo

Objetivo do estudo: O valor do design necessita ser constantemente reafirmado devido à sua natureza com elementos eminentemente qualitativos - ao contrário da inovação, que tem origem quantitativa. Este artigo tem como objetivo explorar a relação entre design e inovação e seus pontos comuns.

Metodologia / abordagem: O estudo tem caráter qualitativo, com uma investigação exploratória e descritiva, a partir do levantamento dos principais termos e conceitos sobre design e inovação, tanto em publicações impressas como digitais.

Originalidade / Relevância: A partir dos principais pontos de convergência conceitual, o texto propõe uma aproximação entre inovação e design com base em um modelo constituído dos seguintes critérios: contexto de aplicação; estrutura e organização da empresa para gerar inovação; dimensões que impulsionam a inovação; grau de novidade; e resultados gerados.

Principais resultados: Com o modelo proposto para a caracterização do processo de inovação em design, a pesquisa concluiu que, embora historicamente tenham surgido em momentos distintos, design e inovação são disciplinas complementares com objetivos contíguos.

Contribuições teórico-metodológicas: Este trabalho não apenas contribui para a discussão sobre uma maior aproximação entre as duas áreas, indicando benefícios mútuos, mas também demonstra que o modelo proposto pode favorecer a compreensão do valor do design.

Contribuições sociais / gestão: O modelo descrito neste artigo pode ajudar os agentes de inovação, empresas e todos os stakeholders que visam reestruturar produtos existentes ou projetar novos produtos com base em critérios de inovação.

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Biografia do Autor

Alberthy Alysson Coelho Bernardo, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Design de Produto pela Universidade Federal do Cariri (2016); Mestrando do Programa de Pós Graduação em Design pela Universidade Federal de Campina Grande (2019), na linha informação, comunicação e cultura, com foco na inovação dos artefatos.

Wellington Gomes de Medeiros, Universidade de Staffordshire

Possui PhD em Design pela Universidade de Staffordshire, Inglaterra (2007); Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998); e Graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atualmente é professor adjunto no Curso de Desenho Industrial da Universidade Federal de Campina Grande

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Publicado

26.04.2021

Como Citar

Bernardo, A. A. C., & Medeiros, W. G. de. (2021). Modelo para a caracterização do processo de inovação em design. International Journal of Innovation – IJI, 9(1), 158–179. https://doi.org/10.5585/iji.v9i1.15891

Edição

Seção

Artigos