Modelo para a caracterização do processo de inovação em design
DOI:
https://doi.org/10.5585/iji.v9i1.15891Palavras-chave:
Inovação, Design, Processo, Classificação.Resumo
Objetivo do estudo: O valor do design necessita ser constantemente reafirmado devido à sua natureza com elementos eminentemente qualitativos - ao contrário da inovação, que tem origem quantitativa. Este artigo tem como objetivo explorar a relação entre design e inovação e seus pontos comuns.
Metodologia / abordagem: O estudo tem caráter qualitativo, com uma investigação exploratória e descritiva, a partir do levantamento dos principais termos e conceitos sobre design e inovação, tanto em publicações impressas como digitais.
Originalidade / Relevância: A partir dos principais pontos de convergência conceitual, o texto propõe uma aproximação entre inovação e design com base em um modelo constituído dos seguintes critérios: contexto de aplicação; estrutura e organização da empresa para gerar inovação; dimensões que impulsionam a inovação; grau de novidade; e resultados gerados.
Principais resultados: Com o modelo proposto para a caracterização do processo de inovação em design, a pesquisa concluiu que, embora historicamente tenham surgido em momentos distintos, design e inovação são disciplinas complementares com objetivos contíguos.
Contribuições teórico-metodológicas: Este trabalho não apenas contribui para a discussão sobre uma maior aproximação entre as duas áreas, indicando benefícios mútuos, mas também demonstra que o modelo proposto pode favorecer a compreensão do valor do design.
Contribuições sociais / gestão: O modelo descrito neste artigo pode ajudar os agentes de inovação, empresas e todos os stakeholders que visam reestruturar produtos existentes ou projetar novos produtos com base em critérios de inovação.
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