A Adoção da Inovação Aberta Dentro da Estratégia de Internacionalização de Empresas Multinacionais de Economias Emergentes

Autores

  • Franciane Freitas Silveira Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo
  • Fabiano Armellini Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – Departamento de Engenharia Mecânica
  • Lucas Nobrega Dantas de Aquino IDR Technovation Consultoria em Inovação
  • Domingos Antônio Giroletti Faculdades Pedro Leopoldo – FPL

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v3i3.126

Palavras-chave:

Inovação Aberta, Internacionalização de P&D, Multinacionais de Países Emergentes.

Resumo

Com o aumento da relevância dos países emergentes na economia global, acelerou-se o processo de internacionalização das empresas oriundas desses países. Isso pode ser constatado pelo aumento do fluxo de IDE (Investimento Direto Estrangeiro) provenientes de empresas de mercados emergentes. Apesar das similaridades com as empresas tradicionais, a literatura indica que as multinacionais emergentes lançam mão de estratégias diferenciadas para traçar sua trajetória de atuação além fronteiras. A partir dessa perspectiva, este estudo exploratório analisa o processo de verticalização e desverticalização das empresas enfocando, sobretudo, a mudança atual do paradigma de inovação, conhecida como inovação aberta. Com base nesse panorama, avaliam-se as estratégias das multinacionais emergentes e o papel de suas subsidiárias, com o intuito compreender como se dá o processo de dispersão das atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) ao longo do processo de internacionalização dessas empresas, e mais particularmente as empresas brasileiras. O estudo mostra, por meio de comparação de estudos teóricos, que o paradigma da inovação aberta traz vantagens para as corporações multinacionais emergentes que o adotam em seus processos de internacionalização das atividades de P&D, mas que as empresas brasileiras não parecem estar se aproveitando em toda sua potencialidade.

DOI:10.5585/gep.v3i3.126

Biografias Autor

Franciane Freitas Silveira, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo

Doutoranda em Administração pela Universidade de São Paulo - USP; Mestre em Administração pela Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Universidade de São Paulo - FEA/USP; Professora do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Projetos daUniversidade Nove de Julho - PMPA-GP/UNINOVE.

Fabiano Armellini, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – Departamento de Engenharia Mecânica

Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo, Brasil(2006) Pesquisador (doutorando) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Lucas Nobrega Dantas de Aquino, IDR Technovation Consultoria em Inovação

MBA em Gestão do Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela Fundação Instituto de Administração, Brasil(2009) Diretor do ALLAGI Engenharia Ltda.

Domingos Antônio Giroletti, Faculdades Pedro Leopoldo – FPL

Domingos Antônio Giroletti Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ Professor das Faculdades Pedro Leopoldo – FPL

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Publicado

2012-12-29

Como Citar

Silveira, F. F., Armellini, F., Dantas de Aquino, L. N., & Giroletti, D. A. (2012). A Adoção da Inovação Aberta Dentro da Estratégia de Internacionalização de Empresas Multinacionais de Economias Emergentes. Revista De Gestão E Projetos, 3(3), 251–276. https://doi.org/10.5585/gep.v3i3.126