Governança em Projetos – estudo de caso das ações de desenvolvimento econômico do Projeto INOVAMFRI
DOI:
https://doi.org/10.5585/gep.v10i1.10997Palabras clave:
Projeto INOVAMFRI, Governança em projetos, Desenvolvimento econômico.Resumen
Impulsionadas pelo novo pensamento de desenvolvimento econômico e pela retração da atividade econômica, as regiões no interior dos países vêm mostrando um movimento de endogeneização (Amaral Filho, 2009), onde a organização territorial passa a exercer um papel ativo diante da organização industrial. Neste contexto, o projeto INOVAMFRI, desenvolvido na Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), concentrou esforços em técnicas adotadas para respaldar o crescimento regional, atuando no desenvolvimento econômico e na mobilidade urbana regional, bem como fortalecendo a qualificação da gestão pública. Estas técnicas buscaram oferecer condições para atrair ao Estado a instalação de empresas comprometidas com o desenvolvimento econômico sustentável e promover a geração de empregos de qualidade e melhoria na qualidade de vida do cidadão. Portanto, nesta pesquisa buscou-se estudar a metodologia utilizada, que garantiu o sucesso do projeto INOVAMFRI e a qualidade de suas entregas. A análise deste estudo de caso se deu seguindo uma abordagem qualitativa de forma explicativa, que para isso fez-se o uso de observação participante e o uso de pesquisa documental e bibliográficas relacionadas aos documentos do projeto e à gestão e governanças de projetos, bem como do projeto INOVAMFRI e desenvolvimento econômico. Este artigo contempla a metodologia utilizada para a gestão do projeto, a governança utilizada e os resultados obtidos por meio dela. Estes resultados referem-se à identificação das ações respectivas a cada eixo e o escopo e requisitos para cada uma destas ações, bem como a gestão dos terceiros e tomada de decisões durante o desenvolvimento do projeto. Desta forma, foi a governança que induziu a integração entre as etapas de todas as ações e garantiu a qualidade das entregas de acordo com o plano de gerenciamento do projeto. O projeto INOVAMFRI foi um dos primeiros passos realizados para a construção de uma região economicamente forte e sustentável e pode servir como referência para projetos com natureza similar.
Citas
AMFRI (2018). Associação dos municípios da foz do rio Itajaí. Recuperado em 21 de julho, 2018 de http://www.amfri.org.br.
Amaral Filho, J. do. (2009). A endogeneização no desenvolvimento econômico regional e local. Planejamento e políticas públicas, (23).
Andrade, M. C. de. (1987). Espaço, Polarização & Desenvolvimento. Uma introdução à economia regional. São Paulo: Atlas.
Dinsmore, P. C. (2003). Transformando estratégias empresariais em resultados através da gerência pop projeto. Campos, RJ.
Freire, J. D. S., Soares, C., Pinhe, M. D. F., de Oliveira, F. F., Biscola, P., & Tanure, J. (2017). Programa de Desenvolvimento de Gestores Líderes - um caso prático de gestão de pessoas da Embrapa Gado de Corte. Embrapa Gado de Corte-Documentos (INFOTECA-E).
Gil, A. C. (2007). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.
Heldman, K. (2006). Gerência de projetos: guia para o exame oficial do PMI. Gulf Professional Publishing.
IBGE (2010). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2010. Recuperado em 21 de julho, 2018 de http://www.ibge.gov.br/home/default.php.
Inovamfri (2018). Desenvolvimento econômico – Plano diretor. Recuperado em 21 de julho, 2018 de www.amfri.org.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/92672.
Jones, A. (2008). The innovation acid test.
Kerbes, J. Silva Jr, O. F. P. da. & Rech, P. J. (2017). Governança em projetos – Estudo de caso do Projeto INOVAMFRI. Conbrepro.
Kerzner, H. (2002). Gestão de Projetos: as melhores práticas. Trad. Marco Antonio Viana Borges, Marcelo Klippel e Gustavo Severo de Borba.
Kerzner, H. (2016). Gestão de Projetos: As Melhores Práticas. Bookman Editora.
Marconi, M. D. A., & Lakatos, E. M. (2004). Metodologia científica (Vol. 4). São Paulo: Atlas.
Merriam, S. B. (1998). Qualitative Research and Case Study Applications in Education. Revised and Expanded from” Case Study Research in Education.”. Jossey-Bass Publishers, 350 Sansome St, San Francisco, CA 94104.
Montes, E. (2017). Comitê de Projetos. Recuperado em 21 de julho, 2018 de https://escritoriodeprojetos.com.br/comite-de-projetos.
Peters, B. G. (2013). O que é Governança?. Revista do TCU, (127), 28-33.
PMI. Project Management Institute, Inc (2017). Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK®). Sexta Edição.
Porter, M. (2004). Estratégia competitiva. Elsevier Brasil.
SÁ-SILVA, J. R., ALMEIDA, C. D. & GUINDANI, J.F. (2009) Pesquisa Documental: Pistas Teóricas e Metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, Ano I, Número I, ISSN: 2175-3423
Sachs, I. (2004). Desenvolvimento includente, sustentável, sustentado. Editora Garamond.
Siedschlag, D., Junior, O. F. P. D. S., & Alves, C. S. R. (2016). A Contribuição do Escritório de Gestão de Projetos–EGP na Gestão Estratégica de uma Universidade Comunitária. Revista de Gestão e Projetos-GeP, 7(3), 01-19.
Sorgi, F. A. (2009). Desenvolvimento econômico regional. UFP.
Souza, N. D. J. de. (1994). Desenvolvimento econômico. Revista de Economia Política, 14(2), 54.
Valeriano, D. L. (2005). Gerenciamento estratégico e administração por projetos. Makron.
Vanni, R. M. P. (2005). Governança de TI na Universidade de São Paulo. São Paulo: USP.
Vargas, R. V. (2005). Gerenciamento de Projetos (6a edição). Brasport.
Vieira, A. N. C. (2017). Teoria do desenvolvimento econômico. Recuperado em 28 de julho, 2018 de https://andersonvieiranunes.jusbrasil.com.br/artigos/447763946/teoria-do-desenvolvimento-economico.
Vieira, E. T., & Santos, M. J. (2012). Desenvolvimento econômico regional–uma revisão histórica e teórica. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, 8(2).
Willers, E. (2006). Estratégia de desenvolvimento econômico local: o caso do município de Terra Roxa-PR. 200 f. Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio – Universidade Estadual do Oeste do Paraná).
YIN, R. K. (2015). Estudo de Caso-: Planejamento e Métodos. Bookman editora.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Jeferson Kerbes, Ovídio Felippe Pereira da Silva Junior
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
- Resumen 578
- PDF (Português (Brasil)) 354