Promovendo a efetividade da comunicação com os stakeholders

uma abordagem baseada em design science research

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v15i2.25912

Palavras-chave:

engajamento de stakeholders, gestão de projetos, comunicação, Artefato, DSR, IES

Resumo

Esse relato técnico tem como objetivo desenvolver e implementar um artefato com um conjunto de estratégias e práticas de comunicação personalizadas, a fim de melhorar a comunicação com os stakeholders (clientes da organização) durante o desenvolvimento e implementação de projetos em Instituições de Ensino Superior (IES) por uma empresa de tecnologia. Este estudo descreve o uso da metodologia de Design Science Research (DSR) aliada à estudo de caso para identificação do problema e proposta de uma solução. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com alguns dos principais stakeholders da organização objeto de estudo. Identificou-se que um dos principais problemas estava na comunicação entre a empresa e o cliente que usa sua tecnologia. Com o uso da DSR, foi proposto como solução do problema, o desenvolvimento de um artefato do tipo “método” para comunicação efetiva com os stakeholders, denominado "Easy-Talk", que visa reduzir falhas e otimizar a comunicação. O Easy-Talk apresentou diretrizes claras e práticas para a gestão da comunicação, visando o sucesso dos projetos e a construção de relações duradouras com os stakeholders, bem como redução de erros de comunicação e aumento da eficiência operacional. Este estudo sinaliza para a possibilidade de expansão do uso do Easy-talk para outras organizações deste e de outros segmentos, além de contribuir para o avanço do conhecimento em gestão de comunicação em projetos.

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Biografia do Autor

Eloisa Elena Shinohara, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Doutora em Administração – PPGA da Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Professora da Associação de Educação Santa Rita de Cássia (UNISAN)

Claudia Maria da Silva Bezerra, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE (Empreendedorismo e Pequenos Negócios) - Tese: Comportamento Empreendedor e Estratégias de Enfrentamento em Situações Adversas: uma análise de MPMEs na pandemia da COVID-19 a partir da perspectiva Causation e Effectuation - (Bolsista do Programa PROSUP/CAPES); Mestre em Administração - Gestão Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE (2018). Dissertação Intitulada: Análise de Planos de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil em Obras do Município de São Paulo e Região; Pós graduada em Negócios Imobiliários - Mediação e Arbitragem na Incorporação Imobiliária pela FAAP (2012); Graduada em Administração de Empresas pela UNIP (2002).; Orientadora Adjunta da Iniciação Cientifica na Universidade Nove de Julho nos anos de 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022; Líder de Pesquisa da área de Sustentabilidade do X Simpósio Internacional de Gestão, Projetos, Inovação e Sustentabilidade - SINGEP 2022; Editora Associada da Revista Iberoamerican Journal of Strategic Management (QUALIS A3); Parecerista e avaliadora de eventos e revistas cientificas; Gestora de Recursos Financeiros e Administrativos em empresas do ramo de Construção Civil 2002 a 2019); Gestora do Depto Jurídico em empresas do ramo de Construção Civil 2016 a 2022). Professora de Ensino Superior nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Engenharia.

Vânia Maria Jorge Nassif, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Livre-Docente na área de Recursos Humanos pela FEARP/USP. Pós-doutorado na linha de Empreendedorismo e Competências empreendedoras na FGV/SP. Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestrado em Educação pela Universidade de Ribeirão Preto. Graduação e Bacharelado em Psicologia pela FFCLRP/USP. Líder de projetos de pesquisa financiados pela FAPESP-SP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ2/CNPQ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho-UNINOVE/SP. Pesquisadora e líder de linha de Empreendedorismo e Pequenos Negócios (EPN). Editora da REGEPE – Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (2017-2020). Avaliadora Ad hoc de 28 periódicos científicos e de congressos nacionais e internacionais. Autora de artigos científicos, livros, capítulos de livros, e-books e organizadora de 2 livros. Áreas de interesse como pesquisadora: empreendedorismo, comportamento empreendedor, liderança, empreendedorismo sênior, empreendedorismo feminino, aspectos psicológicos, emocionais, afetivos, cognitivos e resiliência do empreendedor, effectuation e gênero.

Heidy Rodriguez Ramos, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP (2011). Realizou Estágio Doutoral na Universidade Técnica de Lisboa (UTL) no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) (2010/2011). Cursou o Mestrado no Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM/USP), na linha de Sociedade, Economia e Estado (2006). Bacharel em Administração pela FEA/USP (2003). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq PQ-2 , com projeto aprovado na Chamada CNPq Nº 04/2021. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (PPG-CIS) e no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Atualmente atua como docente nas seguintes disciplinas: Seminário de Projetos de Dissertação, Seminário de Tese e Metodologia de Pesquisa Qualitativa. Editora Chefe da Revista Ibero-Americana de Estratégia - RIAE (QUALIS A3), Editora Associada da Revista de Administração de Empresas ? RAE (QUALIS A2) e Membro do Conselho Editorial do Journal of Urban Technology and Sustainability. É membro da Comissão Organizadora e Científica do SINGEP - Simpósio Internacional de Gestão, Projeto, Inovação e Sustentabilidade, desde 2017. Líder do tema "Formulação estratégica em ambientes empreendedores" da divisão acadêmica Estratégia em Organizações (ESO) do ENANPAD no triênio 2022-2024. Atua como assessora ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É membro do Grupo de Pesquisa em Empreendedorismo e Pequenas Organizações (PPGA-UNINOVE). Pesquisa nas áreas de Empreendedorismo Sustentável, Economia Circular, Energias renováveis e uso eficiente de recursos naturais no âmbito das Cidades Inteligentes e Sustentáveis.

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Publicado

2024-07-11

Como Citar

Shinohara, E. E., Bezerra, C. M. da S., Nassif, V. M. J., & Ramos, H. R. (2024). Promovendo a efetividade da comunicação com os stakeholders: uma abordagem baseada em design science research. Revista De Gestão E Projetos, 15(2), 430–462. https://doi.org/10.5585/gep.v15i2.25912

Edição

Seção

Relatos Técnicos