Modernização Ecológica e Responsabilidade Social Empresarial
DOI:
https://doi.org/10.5585/geas.v1i1.14Palavras-chave:
Clube dos Produtores, Cadeia Produtiva, Qualidade. Inovação.Resumo
O artigo trata do papel social e ambiental das empresas revelado no conceito de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e analisado à luz da Teoria da Modernização Ecológica (TME). O objetivo geral do estudo consiste em compreender a RSE à luz da TME por meio de uma pesquisa em profundidade de um programa de RSE denominado Clube dos Produtores. Este programa propõe-se influenciar a cadeia produtiva a adotar práticas responsáveis e sustentáveis, e visa a fortalecer os pequenos e médios produtores por meio de ações estruturadas, tais como formação, capacitação e inspeção, estimulando a qualidade, a inovação e o aumento da produtividade. Ele é conduzido, paralelamente, em Portugal, pela Rede Sonae de Distribuição e, no Brasil, pela empresa Walmart. A coleta de dados abrangeu ambos os Países. Em Portugal, o Clube dos Produtores surgiu para conjugar sinergia entre a distribuição e a produção e promover o desenvolvimento da produção nacional; toma a vertente ambiental como a gênese para sua criação; mantém um enfoque nacionalista por meio do estímulo ao consumo dos produtos nacionais; reconhece a pressão dos consumidores como a força para a inovação permanente dos produtos e serviços; concilia tradição e modernidade por meio de produtos aceitos por gerações distintas. No Brasil, o Clube é sustentado no discurso do tripé da sustentabilidade; a sensibilização dos clientes sobre as questões ambientais não foi captada na pesquisa; as inovações dos produtores decorrem das suas próprias iniciativas em participar de feiras ou contato direto com os consumidores; o diálogo entre tradição e modernidade ocorre, prioritariamente, mediante a capacidade empreendedora dos produtores e menos pela intervenção direta da empresa Walmart.