Avaliação da sustentabilidade de habitações de interesse social a partir da especificação de materiais e elementos de edificação
DOI:
https://doi.org/10.5585/geas.v9i1.17155Palavras-chave:
Sustentabilidade, HIS, Projetos, Ferramenta.Resumo
Objetivo do estudo: Este trabalho tem como objetivo dar continuidade ao desenvolvimento e aplicação da ferramenta para análise de sustentabilidade de projetos de habitações de interesse social (HIS), denominada MASP-HIS, que foi aplicada em alguns elementos deste tipo de edificação.
Metodologia/abordagem: Os critérios elaborados para essa avaliação têm como base os aspectos ambientais, socioculturais e econômicos, a partir dos quais é possível avaliar o projeto completo e também as especificações dos sistemas de uma habitação isoladamente. A avaliação foi realizada para um estudo de caso.
Originalidade/Relevância: O trabalho apresenta uma ferramenta versátil e adaptável a diferentes projetos de HIS. Ela tem o potencial de avaliar sistemicamente diferentes aspectos de sustentabilidade (ambiental, sociocultural e econômico), levando em conta a diversidade dos materiais e elementos construtivos empregados no projeto.
Principais resultados: Podem ser analisadas diferentes combinações dos materiais, componentes e elementos especificados. Foram desenvolvidos os sistemas de estrutura, cobertura e esquadrias.
Contribuições teóricas/metodológicas: O uso da ferramenta pode subsidiar e facilitar a especificação de projetos de HIS com critérios de sustentabilidade.
Conclusão: Ao final foi possível obter o índice de sustentabilidade global para diversas combinações de um projeto de HIS.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.