Disclosure Socioambiental Via Redes Sociais: Um Estudo nas Empresas Listadas no Ibrx-100 da BM&FBOVESPA

Autores/as

  • Dante Baiardo Cavalcante Viana Junior Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v5i2.388

Palabras clave:

Disclosure socioambiental, Redes Sociais, Meio ambiente.

Resumen

A evidenciação de informações socioambientais pelas empresas é um assunto recorrente no meio acadêmico e corporativo. No entanto, observa-se que poucos estudos nacionais investigam os novos canais de mídia social como canal de divulgação dessas informações. Assim, o presente estudo investigou o nível de disclosure socioambiental, via redes sociais, de 45 empresas brasileiras com conta oficial no Twitter, e de 40 firmas com perfil oficial no Facebook no período de 2014. Adicionalmente, buscou-se analisar uma possível relação existente entre o número total de postagens das empresas em redes sociais e o número de postagens de cunho socioambiental. Contabilizou-se o número de postagens das empresas em suas páginas oficiais nas redes sociais Twitter e Facebook. Para identificação de postagens de cunho socioambiental, utilizou-se uma análise léxica, com a busca de palavras-chave e expressões relacionadas ao disclosure socioambiental nos tweets e posts das empresas divulgados no Twitter e Facebook, respectivamente. O manejo e tratamento dos dados foi realizado com o auxílio do software Excel®, para o qual foram exportadas as postagens das empresas. Após análises descritivas, pôde-se detectar indícios de que o disclosure de informações das empresas cresceu ao longo do período. Os resultados também revelaram que a quantidade de postagens socioambientais nas páginas oficiais das empresas, tanto no Facebook quanto no Twitter, é baixa quando comparada ao número total de postagens, sinalizando uma baixa divulgação de caráter socioambiental das empresas em redes sociais. Por meio de testes de correlação de Spearman, não se pôde constatar relação estatística entre o número total de postagens das empresas e o número de postagens de aspecto socioambiental. Espera-se, dessa forma, que o presente estudo venha a contribuir para a literatura nacional acerca do disclosure via redes sociais, que ainda se apresenta pouco consolidada quando comparada à literatura estrangeira sobre o assunto.

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Biografía del autor/a

Dante Baiardo Cavalcante Viana Junior, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de pesquisa Contabilidade, Controladoria e Finanças. Bacharel em Ciências Contábeis pela UFC (2015.1). Participa como integrante do Projeto Integração Universidade - Empresas desde 2014. Foi bolsista de Iniciação Científica em 2011, 2014 e 2015. Em termos de produção científica, possui artigos publicados em eventos e congressos locais, regionais e nacionais, com produção bibliográfica nas áreas de Contabilidade Financeira, Normas Contábeis Internacionais, Contabilidade Ambiental, Disclosure e Redes Sociais.

Publicado

2016-07-22

Cómo citar

Viana Junior, D. B. C. (2016). Disclosure Socioambiental Via Redes Sociais: Um Estudo nas Empresas Listadas no Ibrx-100 da BM&FBOVESPA. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 5(2), 19–33. https://doi.org/10.5585/geas.v5i2.388

Número

Sección

Artigos