ENSINO E PESQUISA-AÇÃO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS HIDRICOS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO: UMA SOLUÇÃO SUSTENTÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.5585/geas.v7i2.724Palabras clave:
Água, Reutilização, Climatizadores de ar, Sustentabilidade, Educação ambiental.Resumen
O reuso da água tem sido tratado como uma das saídas para os déficits hídricos aos quais as cidades e seus cidadãos estão sujeitos, nos últimos anos, e também futuramente. Por isso, buscar soluções para este problema pode ser muito importante para todos. Assim, o objetivo geral da presente pesquisa, foi promover ações sustentáveis de cuidado e reutilização da água, e refletir sobre políticas ambientais para contribuir na formação de profissionais na área de edificações, que estejam preocupados com o futuro do planeta. A metodologia utilizada foi, principalmente, a pesquisa-ação, definida a partir de estudos sobre a importância da economia de água potável e das consequências ocasionadas devido sua infiltração no solo junto as edificações, afetando diretamente na sua estabilidade. Ainda, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental no trabalho. Como resultado, utilizando apenas cinco equipamentos com capacidade de 8.000 BTU's, obteve-se o aproveitamento de aproximadamente 3.000 litros de água em 22 dias (o equivalente a um mês), já considerando as perdas por evaporação, sendo possível abastecer a cisterna da instituição nos períodos de menor incidência pluvial aferindo maior economia quanto ao consumo de insumos tratados, bem como uma proteção contra acidentes, eliminando a presença de umidade nas calçadas, além de proporcionar maior estabilidade à edificação reduzindo a presença de água junto às bases da do maciçoDescargas
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Publicado
2018-05-09
Cómo citar
Senger, V. A., Canova, R. F. G., Santos, L. D. D. dos, & Patias, J. (2018). ENSINO E PESQUISA-AÇÃO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS HIDRICOS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO: UMA SOLUÇÃO SUSTENTÁVEL. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 7(2), 322–339. https://doi.org/10.5585/geas.v7i2.724
Número
Sección
Artigos