Percepção Ambiental dos Usuários de Bandeira em Relação ao Ciclo de Vida do Produto

Autores/as

  • Sergio Roberto Tomasetto Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
  • Loreni Teresinha Brandalise Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v7i1.650

Palabras clave:

Consumidor ecológico, Produto ecologicamente correto, Vapercom

Resumen

Este estudo aborda a sustentabilidade e a importância de sua adoção pela empresa, objeto do estudo, para ser competitiva no mercado. O objetivo foi identificar e analisar a percepção dos usuários de bandeiras em relação ao ciclo de vida do produto, em uma indústria de bandeiras localizada na cidade de Cascavel, região oeste do Estado do Paraná. A metodologia utilizada foi pesquisa exploratória, bibliográfica e aplicação do modelo VAPERCOM a 40 clientes ativos da empresa, em junho de 2016. Os resultados indicaram que, em média, os consumidores possuem percepção ambiental e podem se tornar consumidores ecológicos, além de mostrarem preocupação com as etapas do ciclo de vida do produto desde o processo produtivo ao descarte.

 

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Biografía del autor/a

Sergio Roberto Tomasetto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Especialização em Ciência Política, Estratégia e Planejamento pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG, São Paulo, (Brasil). Auno Especial do Mestrado Profissional em Administração da Unioeste – campus Cascavel-PR.

Loreni Teresinha Brandalise, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Santa Catarina, (Brasil). Docente e Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional (PPGA) da Unioeste – campus Cascavel-PR.

Publicado

2018-03-22

Cómo citar

Tomasetto, S. R., & Brandalise, L. T. (2018). Percepção Ambiental dos Usuários de Bandeira em Relação ao Ciclo de Vida do Produto. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 7(1), 23–42. https://doi.org/10.5585/geas.v7i1.650