Educación Ambiental y Sostenibilidad en Educación: Reflexiones Sobre Contexto de Gestión

Autores/as

  • Leandro Petarnella Universidade Nove de Julho
  • Amélia Silveira Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Nelson Santos Machado Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v6i1.616

Palabras clave:

Administración, Educación ambiental, Sostenibilidad

Resumen

Este artículo tiene como objetivo revisar y reflexionar sobre Educación Ambiental (EA) y la Educación de sostenibilidad en el ámbito de la Administración. Este último, más específicamente, en la Administración Sensu Postgrados estricto. Por lo tanto, parte de la historia y de la logística del asunto para estar en un artículo de revisión. En consecuencia, este estudio se realizó a través de un enfoque exploratorio con el método cualitativo de razonamiento inductivo, basado en la literatura y documentos de revisión para la apropiación conceptual. Su relevancia se vuelve a abordar dos cuestiones inter, multi y trans disciplinarios, que revelan y se complementan entre sí en una comprensión social más amplio. Las reflexiones aquí tratados bajo el punto contexto de gestión al desafío de su campo. Esto debería desarrollar y difundir el conocimiento científico y conectados con la administración para poder operar con la transformación del paradigma social actual en el que se amasa esta ciencia, a una que se espera en el futuro: una contextualizada y articulado Administración con el paradigma de la sostenibilidad . Se llega a la conclusión de que el reto de incorporar la sostenibilidad en la enseñanza de la Administración de Postgrado Stricto Sensu y se dirigió a través de la educación ambiental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leandro Petarnella, Universidade Nove de Julho

Doutor em Administraçao - Uninove

Amélia Silveira, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Atua na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), desde março de 2016, com 40 horas semanais, tempo integral e bolsa de pesquisa. Concluiu o Doutorado em 1989, em Ciências da Comunicação, na Escola de Comunicação e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP). Realizou Pós-Doutoramento em Ciências de La Información, na Universidad Complutense de Madrid, Espanha (1991), e em 1996 realizou Pós-Doutoramento em Administração, na Faculdade de Economia e Administração (FEA), na USP. O Mestrado foi realizado em 1981, em Administração Pública, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuou como Professora Titular na UFSC, notadamente no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), e como Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamento e Gestão Estratégicos (NIEPGE) até 1998, quando se aposentou. Em seguida, na Universidade Regional de Blumenau (FURB), de 1999 a 2012, desempenhou funções no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd) e no Curso de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração. Nesta ocasião foi Líder do Grupo de Pesquisas em Gestão Universitária e Ensino Superior, hoje denominado Grupo de Pesquisas em Gestão de Organizações Complexas e Ensino Superior, no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Neste período, na FURB, participou, também, do Grupo de Pesquisas em Estratégia e Competitividade de Organizações. Permanece como pesquisador nestes dois Grupos de Pesquisas da FURB, até o momento. Na Universidade Nove de Julho (UNINOVE), de 2011 a fevereiro de 2016, foi professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), no nível de Doutorado, e no Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE). Nesta universidade foi membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Organizacionais, no CNPq, onde permanece atuando, e Líder do Grupo de Pesquisa em Gestão Educacional Contemporânea (GRUGEC), do CNPq. Os temas preferenciais de pesquisa estão relacionados com estudos do comportamento empreendedor e da intenção empreendedora em organizações sociais e complexas. Dentre outras, reúne experiência na ministração de seminários de tese e de disciplinas voltadas para a epistemologia da ciência e para a fronteira do conhecimento. Também reúne experiência na organização de eventos científicos, na participação em bancas de trabalhos de qualificação e de conclusão de mestrado e de doutorado, como parecerista em órgãos de fomento, e na avaliação de artigos científicos em periódicos indexados, nas áreas de Administração e de Ciências da Informação.

Nelson Santos Machado, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC (2012) Mestre em Administração pela UFSC (1998)Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Publicado

2017-04-01

Cómo citar

Petarnella, L., Silveira, A., & Machado, N. S. (2017). Educación Ambiental y Sostenibilidad en Educación: Reflexiones Sobre Contexto de Gestión. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 6(1), 1–12. https://doi.org/10.5585/geas.v6i1.616