O Futuro da Gestão Socioambiental: Uma Análise Critica Sobre a Crise Ambiental Brasileira

Autores

  • Luiz Alberto Leandro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Clandia Maffini Gomes Universidade Federal de Santa Maria
  • Krishna Neffa Vieira de Castro UERJ
  • Elza Maria Neffa Vieira de Castro UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v4i2.322

Palavras-chave:

Meio ambiente. Desenvolvimento. Sustentabilidade.

Resumo

Este artigo faz uma reflexão sobre a gestão socioambiental e a sua relação com a problemática da gestão governamental, das demandas sociais e das exigências do mercado. O estudo consiste em uma análise crítica do tema na perspectiva de um ensaio teórico. Embora governos e empresas venham incorporando a ideia de que o meio ambiente é uma variável que pode ser considerada para o desenvolvimento de políticas públicas e de estratégias mercadológicas privadas, esses atores carecem de uma visão contextual em relação à problemática. A despeito dos esforços do governo brasileiro para a promoção da gestão ambiental, a literatura revela que são necessários estudos aprofundados sobre as questões que envolvem a gestão na perspectiva socioambiental, pois os interesses governamentais, sociais e corporativos globais estão cada vez mais focados no meio ambiente como recurso estratégico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Alberto Leandro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense - Administrador pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro -Professor do Programa de Mestrado em Administração da UFRRJ (Mestrado Acadêmico). Áreas de interesse: Gestão e estratégia ambiental, Educação Ambiental na Empresa e Metodologia para pesquisas multidisciplinares.

Clandia Maffini Gomes, Universidade Federal de Santa Maria

Possui formação em nível de Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1987), de Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2000), de Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP com Estágio Doutoral na Bocconi University em Milão, Itália (2007), de Pós-Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP (2011-2014) e de Aperfeiçoamento na Metodologia do Estudo de Caso na Harvard University (2011-2012). Atualmente exerce as funções de Professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM, Coordenadora Operacional do Curso de Doutorado Interinstitucional em Administração da FEA/USP em convênio com a Universidade Federal de Santa Maria e a UNIPAMPA (DINTER/CAPES), Pesquisadora Bolsista de Produtividade (PQ2/CNPq), Consultora Ad-hoc da CAPES/MEC, Consultora Ad-hoc do Instituto de Pesquisas Educacionais INEP/MEC e Consultora Ad-hoc da Secretaria de Ciência e Tecnologia SETEC/MEC. Entre as atividades desenvolvidas, destacam-se ainda, a Editoria da Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria (Qualis B1). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em: Estratégia em Organizações, Gestão da Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Sustentável.

Downloads

Publicado

01.08.2015

Como Citar

Leandro, L. A., Gomes, C. M., Castro, K. N. V. de, & Castro, E. M. N. V. de. (2015). O Futuro da Gestão Socioambiental: Uma Análise Critica Sobre a Crise Ambiental Brasileira. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 4(2), 144–162. https://doi.org/10.5585/geas.v4i2.322

Edição

Seção

Artigos