Educação Ambiental na Convivência com o Semiárido: Ações Desenvolvidas pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Autores

  • Ruth Gonçalves Duarte Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Adriana Teixeira Bastos Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Francisco Correia de Oliveira Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Andrelina Pimentel Sena Universidade de Fortaleza - UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v4i1.123

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Semiárido, Ceará.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar como as ações de educação ambiental desenvolvidas pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) consideram a especificidade do contexto do semiárido no estado. Muitos são os problemas enfrentados pelo homem em sua tentativa de viver no semiárido. Nesse contexto, parte-se do pressuposto de que a inserção da educação ambiental no contexto do semiárido ajuda na convivência com as características adversas da região. Programas e projetos para lidar com os problemas enfrentados em regiões semiáridas, especificamente no Ceará, devem apresentar propostas de educação ambiental dentro do processo de formação do cidadão. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória com delineamento documental. O interesse pelo tema surgiu da constatação de que a educação ambiental, desde que contextualizada, melhora a vida no semiárido (Guimarães, 2006). A análise constatou que a educação ambiental pode ser parte da solução para o desenvolvimento e permanência dos sertanejos na região, por meio de uma abordagem interligada que leve em consideração as características da população local e do meio ambiente em que vive, oferecendo-lhe instruções para práticas ambientais no sentido de tornar os nordestinos bem mais conscientes sobre os possíveis danos ao meio ambiente causados por decisões imediatistas e inadequadas.

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Biografia do Autor

Ruth Gonçalves Duarte, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Graduação em Ciências Contábeis, Especialista em Gestão Tributária pela Faculdade Christus, Especialista em Docência à Distância e mestra em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza.

Adriana Teixeira Bastos, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduação em Administração pela Universidade Estadual do Ceará, mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia, professora da Universidade do Estado do Ceará  e Doutoranda em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza.

Francisco Correia de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutor em Administração, pós-doutorado em Planejamento (MIT) e em Economia (New Hampshire) e professor da Universidade Estadual do Ceará.

Andrelina Pimentel Sena, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Graduação em Turismo e mestra em Administração Empresas pela Universidade de Fortaleza.

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Publicado

01.04.2015

Como Citar

Duarte, R. G., Bastos, A. T., de Oliveira, F. C., & Sena, A. P. (2015). Educação Ambiental na Convivência com o Semiárido: Ações Desenvolvidas pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 4(1), 17–29. https://doi.org/10.5585/geas.v4i1.123

Edição

Seção

Artigos