Energia Eólica no Quintal da Nossa Casa?! Percepção Ambiental dos Impactos Sociambientais na Instalação e Operação de uma Usina na Comunidade de Sítio do Cumbe em Aracati-CE

Autores

  • Roseilda Nunes Moreira Faculdade 7 de Setembro
  • Francisco Antonio Barbosa Vidal Instituto Federal do Ceará - IFCE
  • Andson Freitas Viana FAMETRO
  • Daniele Adelaide Brandão de Oliveira Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v2i1.39

Palavras-chave:

Energia Eólica, Impactos Socioambientais, Percepção Ambiental e Sustentabilidade.

Resumo

No presente estudo teórico-empírico teve-se como objetivo compreender a percepção que a população local tem a respeito dos impactos socioambientais provocados pela instalação e operação de uma usina eólica na comunidade do entorno. O estudo da percepção ambiental é de fundamental importância para que possamos compreender melhor as inter-relações entre o homem e o ambiente, suas expectativas, anseios, satisfações e insatisfações, julgamentos e condutas.  O recorte espacial adotado para o estudo é a comunidade do Cumbe, no município de Aracati/CE, que pela sua formação geomorfológica e climatológica apresentou condições suficientes para a instalação e utilização da energia eólica de forma a modificar a matriz energética do município. Nesta pesquisa, de tipo exploratório e descritivo, com delineamento bibliográfico e estudo de caso, onde, para coletar os dados, foram realizadas entrevistas com perguntas abertas a um grupo de moradores próximos ao parque eólico em estudo e a um promotor de justiça do município de Aracati. Na pesquisa de campo foram investigados os impactos socioambientais provocados pelo parque eólico, o nível de compreensão da comunidade sobre energia eólica e a contribuição do empreendimento para o desenvolvimento da comunidade, entre outras questões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseilda Nunes Moreira, Faculdade 7 de Setembro

Administradora pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em Gestão Estratégica de Marketing – FGV. Mestre em Administração pela UNIFOR. Professora da Faculdade 7 de Setembro – FA7. Professora de Pós-graduação na FA7 e UECE.

Francisco Antonio Barbosa Vidal, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Administrador pela UFC. Especialista em Gestão pela UECE. Mestre em Administração pela UNIFOR. Professor do IFCE.

Andson Freitas Viana, FAMETRO

Administrador pela FACE. Especialista em Controladoria pela UFC. Mestre em Economia com foco em Finanças pelo CAEN-UFC. Professor da FAMETRO e Analista de Controladoria da CAMED.

Daniele Adelaide Brandão de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Administradora pela Faculdade CHRISTUS. Especialista em Gestão de Negócios pela Estácio/FIC. Mestranda em Administração e Controlodoria pela UFC. Executiva de Contas da CAMED.

Downloads

Publicado

05.08.2013

Como Citar

Moreira, R. N., Vidal, F. A. B., Viana, A. F., & Oliveira, D. A. B. de. (2013). Energia Eólica no Quintal da Nossa Casa?! Percepção Ambiental dos Impactos Sociambientais na Instalação e Operação de uma Usina na Comunidade de Sítio do Cumbe em Aracati-CE. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 2(1), 45–73. https://doi.org/10.5585/geas.v2i1.39

Edição

Seção

Artigos