Indicadores de Sustentabilidade para Instituições de Ensino Superior: Uma Proposta Baseada na Revisão de Literatura

Autores

  • Gilberto Soares da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Lia de Azevedo Almeida Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v8i1.13767

Palavras-chave:

Indicadores de Sustentabilidade. Instituições de Ensino Superior. Desenvolvimento Sustentável.

Resumo

Objetivo: Este artigo tem como objetivo, propor um conjunto de indicadores de sustentabilidade que compreenda suas três dimensões (social, ambiental e econômico), baseado na revisão de literatura, capazes de avaliar o desempenho sustentável de Instituições de Ensino Superior (IES).

Metodologia: Foi realizado um estudo de natureza teórica, com abordagem exploratória e qualitativa, a partir de uma revisão de literatura em trabalhos internacionais e nacionais que apresentassem ferramentas de mensuração da sustentabilidade em IES ou outras organizações, finalizando com a validação por um grupo de especialistas.

Originalidade/ relevância: Foi identificado que as ferramentas existentes não contemplavam as três dimensões da sustentabilidade (social, ambiental e econômica), por isso a ferramenta proposta pretendeu superar essa lacuna.

Principais resultados: Como resultado, este estudo apresenta um conjunto de 37 indicadores, que foram divididos em seis aspectos principais: corpo acadêmico; corpo administrativo; operações e serviços; ensino, pesquisa; e, extensão universitária. A proposta salienta que os indicadores são significativos em pelo menos uma das dimensões da sustentabilidade, como também, observam a interligação [dos indicadores] em duas ou mais dimensões, de modo que, cada aspecto possa ser contemplado em diferentes dimensões.

Contribuições teóricas/metodológicas: A principal contribuição do trabalho é apresentar uma ferramenta holística e aplicável em qualquer universidade do Brasil.

Conclusão: Propõe-se que a ferramenta seja aplicada anualmente, observando a frequência de mensuração dos indicadores, contribuindo para a análise do desempenho das IES, bem como, servindo de parâmetro comparativo entre diferentes universidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Soares da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Piauí – UFPI (2012); Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Meio Ambiente, pela Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro (2015); Mestre em Gestão de políticas Públicas (Mestrado Profissional), pela Universidade Federal do Tocantins. Servidor Público, Administrador, na Universidade Federal do Tocantins - TO, atualmente responsável pelo Setor de Formação e Qualificação, vinculado à Gerência de Desenvolvimento Humano.

Lia de Azevedo Almeida, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Administração pela UnB (Universidade de Brasília), com habilitação em Administração Pública e Políticas Públicas. Mestre em Desenvolvimento Regional pela UFT (Fundação Universidade Federal do Tocantins) na linha de pesquisa de Políticas Públicas e Desenvolvimento (2012). Graduação em Relações Internacionais pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é Professora em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), atuando como docente no Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas e no curso de graduação em Administração.

Publicado

30.04.2019

Como Citar

Silva, G. S. da, & Almeida, L. de A. (2019). Indicadores de Sustentabilidade para Instituições de Ensino Superior: Uma Proposta Baseada na Revisão de Literatura. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 8(1), 123–144. https://doi.org/10.5585/geas.v8i1.13767

Edição

Seção

Artigos