Sistema informatizado de workflow no atendimento ao consumidor: estudo em uma operadora de saúde suplementar

Autores

  • Sonia Francisca Monken Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Claudio de Oliveira Miraldo Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Aléssio Bessa Sarquis Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Lara Jansiski Motta Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • André Andrade Longaray UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
  • Rosana da Rosa Portella Tondolo Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v15n1.6567

Palavras-chave:

Atendimento ao cliente. Saúde suplementar. Sistema informatizado de workflow.

Resumo

No Brasil, as operadoras de saúde suplementar necessitam de eficientes canais de atendimento aos clientes. Um sistema de workflow pode auxiliar nesses canais de atendimento. Neste estudo, objetivou-se verificar como a implantação desse sistema contribui para melhorar a produtividade e qualidade de uma central de atendimento ao consumidor em uma operadora de saúde suplementar. Para tanto, foram descritas as etapas de implantação de um sistema informatizado de workflow em uma operadora de saúde suplementar. O sistema possibilitou o monitoramento da operação em tempo real, a redução de custos, a diminuição nas reclamações de clientes, a definição de indicadores de desempenho, a facilidade na emissão de relatórios e a recuperação de documentos. Assim, este estudo serviu para ampliar a compreensão sobre a aplicação de sistema informatizado de workflow, em operadoras de saúde suplementar, e para apontar como este pode melhorar a produtividade e a qualidade dos serviços no atendimento aos clientes.

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Biografia do Autor

Sonia Francisca Monken, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutora em Saúde Coletiva pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Gestão em Sistemas de Saúde da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo, SP – Brasil.

Claudio de Oliveira Miraldo, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Aluno do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo, SP – Brasil.

Aléssio Bessa Sarquis, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Florianópolis, SC - Brasil

Lara Jansiski Motta, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e professora do Programa de Mestrado em Gestão de Sistemas de Saúde da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo, SP – Brasil.

André Andrade Longaray, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Doutor em Engenharia de Produção, professor da Universidade Federal de Rio Grande desde 1998 lecionando a disciplina de pesquisa operacional. Membro da ABEPRO e da SOBRAPO.

Rosana da Rosa Portella Tondolo, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e professora adjunto da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS - Brasil.

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Publicado

27.03.2017

Como Citar

Monken, S. F., Miraldo, C. de O., Sarquis, A. B., Motta, L. J., Longaray, A. A., & Tondolo, R. da R. P. (2017). Sistema informatizado de workflow no atendimento ao consumidor: estudo em uma operadora de saúde suplementar. Exacta, 15(1), 31–46. https://doi.org/10.5585/exactaep.v15n1.6567

Edição

Seção

Artigos