Análise do modelo de desenvolvimento de produto de uma empresa fabricante de produtos e soluções para o setor automotivo
DOI:
https://doi.org/10.5585/exacta.v8i1.2024Palavras-chave:
Diagnóstico. Modelo referencial. Processo de desenvolvimento de produtos. Setor automotivo.Resumo
O processo de desenvolvimento de produto (PDP) é um processo de negócio que formaliza as atividades para o desenvolvimento de produtos e serviços. A organização deste processo auxilia na melhoria da qualidade do produto e na redução de custos, fazendo com que a empresa torne-se mais ágil e competitiva. O objetivo neste artigo é comparar o modelo utilizado por uma empresa líder no ramo de diagnóstico automotivo com o modelo referencial de desenvolvimento de produtos desenvolvido para empresas de bens e serviços. Com base nesta comparação, realiza-se uma avaliação crítica do modelo de PDP implementado em uma empresa propondo melhorias. Neste artigo, apresenta-se a análise do PDP de uma organização do setor automobilístico. Muitas empresas com o intuito de usar modelos referenciais discutidos na literatura necessitam analisar e adaptar tais modelos à sua realidade praticada. A análise crítica dos pontos positivos e negativos capacita às empresas na adaptação de melhores práticas dos modelos propostos na literatura.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
25.05.2010
Como Citar
Kechinski, C. P., Faccio, K., Rosa, L. R., & Echeveste, M. E. S. (2010). Análise do modelo de desenvolvimento de produto de uma empresa fabricante de produtos e soluções para o setor automotivo. Exacta, 8(1), 81–88. https://doi.org/10.5585/exacta.v8i1.2024
Edição
Seção
Artigos