Análise de estabilidade de geradores de indução utilizados em turbinas eólicas de velocidade fixa

Autores

  • Maurício Barbosa de Camargo Salles USP, SP
  • José Roberto Cardoso EPUSP, SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/exacta.v6i2.986

Palavras-chave:

Análise de estabilidade. Compensação dinâmica de reativos. Controle de ângulo. Energia eólica. Geradores de indução.

Resumo

Neste trabalho, analisa-se o desempenho dinâmico de dois métodos para melhorar a estabilidade de turbinas eólicas de velocidade fixa, equipadas com geradores de indução, conectadas em redes de distribuição de energia elétrica, durante contingências no sistema elétrico. O primeiro método se baseia na compensação dinâmica de potência reativa, para o qual foram utilizadas duas tecnologias: compensação via SVC (Static Var Compensator) e compensação via DSTATCOM (Distribution Static Synchronous Compensator). O segundo se baseia no controle de ângulo de passo das hélices das turbinas eólicas. O desempenho desses geradores durante curtos-circuitos trifásicos é analisado para se verificar o impacto do uso de diferentes sinais de controle nos dispositivos eletrônicos e mecânicos. De forma geral, os dispositivos de compensação dinâmica tiveram melhor desempenho quando controlados por tensão terminal, e os mecânicos, utilizando a velocidade do rotor ou uma combinação de sinais (tensão terminal e potência elétrica).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Barbosa de Camargo Salles, USP, SP

Nascido em São Paulo, Brasil, em junho de 1975. Recebeu o diploma de Bacharel em Engenharia Elétrica, pela Universidade Mackenzie, em 1998. Em 2004, defendeu dissertação de mestrado pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Foi professor do curso de eletroeletrônica do Colégio Torricelli em 2002, e também do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Mackenzie em 2005. Desde agosto de 2005, está envolvido em um projeto de doutorado no Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado – LMAG, da Universidade de São Paulo, sobre Geração Distribuída.

José Roberto Cardoso, EPUSP, SP

Graduado em Engenharia de Eletricidade - Mod. Eletrotécnica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1974), concluiu o mestrado, o doutorado e a livre docência em engenharia elétrica na mesma escola em 1979, 1986 e 1993 respectivamente. Realizou um Pós-Doc no Labaoratoire d´Electrotechnique de Grenoble- França no período 1987-1988. Atualmente é professor titular da Escola Politécnica da USP (EPUSP), coordenador do LMAG-Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado e exerce a vice-diretoria da EPUSP. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Circuitos Magnéticos , Magnetismos e Eletromagnetismos, atuando principalmente nos seguintes temas: elementos finitos, eletromagnetismo, aterramento, máquinas elétricas e imãs permanentes. Foi fundador e presidente da SBMAG-Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo por duas gestões. Foi presidente da CPG da EPUSP e membro da Comissão de Avaliação dos cursos de pós-graduação da Engenharias IV da CAPES. É pesquisador 1C do CNPq.

Downloads

Publicado

07.05.2009

Como Citar

Salles, M. B. de C., & Cardoso, J. R. (2009). Análise de estabilidade de geradores de indução utilizados em turbinas eólicas de velocidade fixa. Exacta, 6(2), 217–228. https://doi.org/10.5585/exacta.v6i2.986

Edição

Seção

Artigos