O estudo de estratégias sob a perspectiva da sustentabilidade corporativa

Autores

  • André Luiz Romano Universidade Metodista de Piracicaba
  • Isabela Tatiana Teixeira Universidade Federal de São Carlos
  • Alceu Gomes Alves Filho Universidade Federal de São Carlos
  • André Luís Helleno Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v13n3.5357

Palavras-chave:

Estratégias de Sustentabilidade, Sustentabilidade Corporativa, Setor de Cosmético

Resumo

A incorporação de práticas de responsabilidade tem caracterizado o comportamento de empresas mais integradas e preocupadas com o desempenho organizacional. Pode-se considerar a sustentabilidade como um fim ou objetivo das empresas. Os resultados dessa pesquisa apontam que as empresas do setor de cosmético afirmam ter conhecimentos sobre os conceitos de sustentabilidade, e este é visto como possibilidade de melhoria da eficiência operacional ou vantagem competitiva. A maior parte das empresas tem a sustentabilidade ligada à área de marketing ou comercial, o que pode sinalizar um risco da prática de Greenwashing. A maior parte das empresas considera que às vezes a sustentabilidade é importante para a alta administração, e existe pelo menos algum investimento em tal agenda. A sustentabilidade é às vezes importante estrategicamente para a competitividade, e mudou o “jeito de fazer negócios” das empresas, pois existem indícios de integração entre as estratégias de operação com os conceitos de sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Romano, Universidade Metodista de Piracicaba

Doutor em Engenharia de Produção Departamento de Engenharia de Produção - Gestão da Produção

Isabela Tatiana Teixeira, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Engenharia de Produção Departamento de Engenharia de Produção - Gestão da Produção

Alceu Gomes Alves Filho, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Engenharia de Produção Departamento de Engenharia de Produção - Gestão da Produção

André Luís Helleno, Universidade Metodista de Piracicaba

Doutor em Engenharia de Produção Departamento de Engenharia de Produção - Gestão da Produção

Downloads

Publicado

25.02.2016

Como Citar

Romano, A. L., Teixeira, I. T., Alves Filho, A. G., & Helleno, A. L. (2016). O estudo de estratégias sob a perspectiva da sustentabilidade corporativa. Exacta, 13(3), 365–376. https://doi.org/10.5585/exactaep.v13n3.5357

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)