Inovando a estratégia de gestão da qualidade pelo uso do Desdobramento da Função Qualidade combinado com SERVPERF em empresas de prestação de serviços

Autores

  • Taciana de Barros Jerônimo Universidade Federal de Pernambuco
  • Bruna Valente de Queiroz Agentes Locais de Inovação SEBRAE PE
  • Carla Fernanda da Silva Agentes Locais de Inovação SEBRAE PE
  • Patrícia da Silva Nogueira Agentes Locais de Inovação SEBRAE PE
  • André Marques Cavalcanti Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v13n2.5339

Palavras-chave:

Avaliação da qualidade. Gestão de serviços. Inovação. Desdobramento da função qualidade – QFD. Satisfação do consumidor.

Resumo

A satisfação do consumidor é um importante critério para julgar a qualidade das empresas de prestação de serviços. Assim, é preciso inovar ao aplicar técnicas e ferramentas de aferição da qualidade, para desenvolvê-la conforme requisitos do serviço percebidos pelos clientes. Neste trabalho, propõe-se um modelo que combina Quality Function Deployment (QFD) e método SERVPERF. Pela extração dos requisitos do cliente, busca-se identificar o desempenho dos serviços prestados, discriminando quais as variáveis que promovem sua satisfação utilizando-se o modelo proposto. Para tanto, realizou-se uma pesquisa do tipo survey, a partir da aplicação do SERVPERF em uma amostra aleatória de 150 hóspedes além do gestor do hotel em estudo. Após coletarem-se dados, identificaram-se problemas existentes e alternativas que podem melhorar a satisfação dos consumidores e o posicionamento competitivo do hotel a partir da análise técnica das variáveis em confronto com a percepção do cliente, justapostos com a aplicação do QFD. Com esta pesquisa, contribuiu-se para o aprofundamento do conhecimento para adequação dos serviços de acordo com o esperado pelos consumidores, buscando-se inovar na definição de estratégias de competição.

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Biografia do Autor

Taciana de Barros Jerônimo, Universidade Federal de Pernambuco

Brasileira, nascida em Recife no dia 17 de outubro de 1983. Formada em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco- UPE, em 2007 e em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE em 2007. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção em 2009, cuja dissertação apresentada é: Um modelo para planejamento estratégico de pequena e média empresa de alta tecnologia em Pernambuco. Doutora pelo programa referenciado e se dedica ao estudo de ferramentas multicritério para o auxílio da gestão da pequena e média empresa de TI.

Bruna Valente de Queiroz, Agentes Locais de Inovação SEBRAE PE

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Católica de Pernambuco (2009). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Projetos Sociais, trabalhando as áreas de Comunicação, Tecnologia da Informação, Empregabilidade, Literatura Financeira e Gênero.

Carla Fernanda da Silva, Agentes Locais de Inovação SEBRAE PE

Possui graduação em Processos Gerenciais com ênfase em Gestão Empreendedora de Negócios e Pós graduada em Psicologia Organizacional e do trabalho na Faculdade FAFIRE. Atualmente é Agente de Orientação empresarial Sebrae e consultora de Negócios, especializada em Gestão de Pessoas. Atuou também como Agente local de inovação no Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Recife (SEBRAE). Com experiência na área Inovação, com ênfase em Inovação nas pequenas empresas, Economia e em Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: cadeia produtiva, Arranjos Produtivos Locais e Inovação Tecnológica. Outras experiência em Supervisão de vendas, liderança de equipes e Marketing.

Patrícia da Silva Nogueira, Agentes Locais de Inovação SEBRAE PE

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Faculdade Joaquim Nabuco (2011). Atualmente é jornalista recém-formada, sem vínculo empregatício. Tendo experiência na área de Assessoria de Comunicação e Imprensa, com ênfase em produção de textos e contato com a mídia. Com conhecimentos em gerenciamento de conteúdo para as Redes Sociais e Marketing Estratégico.

André Marques Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco

É professor Adjunto da UFPE atua no Centro de Ciências Sociais Aplicadas no Departamento de Ciências Administrativas. Possui especialização em análise de sistemas computacionais pela UFRN (1987), mestrado em Eng. Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (1992) e doutorado em Eng. Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Exerce atualmente a função de Coordenador de Projetos de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa da UFPE. Atuou profissionalmente em uma empresa de telecomunicações de abrangência nacional onde desenvolvia projetos de solução de engenharia de telecomunicações. Tem participado de projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de manutenção e confiabilidade de sistemas, Inovação, gestão organizacional e logística

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Publicado

21.12.2015

Como Citar

de Barros Jerônimo, T., Valente de Queiroz, B., da Silva, C. F., da Silva Nogueira, P., & Marques Cavalcanti, A. (2015). Inovando a estratégia de gestão da qualidade pelo uso do Desdobramento da Função Qualidade combinado com SERVPERF em empresas de prestação de serviços. Exacta, 13(2), 167. https://doi.org/10.5585/exactaep.v13n2.5339

Edição

Seção

Artigos