Modelagem Fuzzy-saw para qualificação de empresas de logística no e-commerce: o caso dos resultados do IQLE
DOI:
https://doi.org/10.5585/2023.22055Palavras-chave:
Logística, E-commerce, Inteligência Artificial, IQLEResumo
Este artigo busca desenvolver modelagem, baseada no método Fuzzy-SAW, para avaliar a qualidade percebida pelos clientes finais na prestação do serviço logístico do e-commerce. Pretende-se desenvolver estudo de caso para validação e exemplificação, usando-se dados obtidos em enquete para se determinarem o Índice da Qualidade da Logística do E-commerce e outros parciais. Após o processamento de 409 registros obtidos por intermédio de questionário, observou-se que as quatro empresas mais citadas, usadas como alternativas no modelo, registraram quase 80% das observações. Após a análise de sete atributos operacionais e outros quatro relacionados ao atendimento do cliente, considerados no modelo como os critérios, notou-se que nenhuma das empresas atingiu grau 6,0 em escala [0,10], caracterizando potencial para melhoria. A empresa com maior amplitude nacional é a que apresentou a pior qualidade; a segunda mais qualificada é concorrente direta desta empresa; a com melhor grau (5,53) representa, apenas, 4% das citações na enquete.
Downloads
Referências
Abadi, S., Hawi, A., Akla, Dacholfany, I., Huda, M., Teh, K.S.M., Walidi, J., Hashim, W., & Maseleno, A. (2019) Identification of Sundep, Leafhopper and Fungus of Paddy by Using Fuzzy SAW Method, https://doi.org/10.31838/ijpr/2019.11.01.093, International Journal of Pharmaceutical Research, January- March 2019 (11), 695-699.
Amaral, I. C. G. D. S. (2016) Metodologia para Escolha de Estações para Implantação de Projetos de DOT (Desenvolvimento Orientado ao Transporte). (Dissertação de mestrado), Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro/RJ, Brasil.
Arif, Miftahul; Suseno, Jatmiko Endro and Isnanto, R. Rizal (2020) Multi-Criteria Decision Making with the VIKOR and SMARTER Methods for Optimal Seller Selection from Several E-Marketplaces, E3S Web of Conferences, V202, pp.14002.
Ballou, R.H. Business Logistics Management. (1992) 3rd. ed., U.S.A.: Prentice Hall.
Camara-E.NET - Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico; Neotrust Movimento Compre & Confie índice MCC-ENET Recuperado em 22 fvereiro, 2022, https://www.mccenet.com.br/
Cordeiro, C. De O., Machado, W. V., Carvalho, R. L., S., Heloisa M. B. C., & Dacol, S. (2005) A Visão Do Cliente Para Melhoria Da Qualidade Do Sistema De Transporte Coletivo Por Ônibus, XXV Encontro Nac. De Eng. De Produção, Porto Alegre, RS, Brasil.
Davidavičienė, V., & Meidutė, I. (2011) Quality of e-Logistics in e-Commerce: Consumer Perception 10th International Conference - Liberec Economic Forum.
De Albuquerque, A.P.G. (2019) Aplicação Do Modelo De Kano Em Companhias Aéreas: Discussão Da Satisfação Dos Clientes. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal De Pernambuco - Programa De Pós-Graduação Em Engenharia De Produção.
De Barros, Fausto Karlaire (2016) A Qualidade Em Serviços Logísticos Como Um Fator Relevante Para A Lealdade Do Cliente De Comércio Eletrônico. Dissertação de Mestrado em Administração, Universidade Federal do Espírito do Santo – UFES.
De Farias, B.L.A. & De Oliveira, L.A.B. (2020) Aplicação Do Modelo De Kano Para Avaliação Da Qualidade Em Serviços Prestados Por Um Restaurante Na Cidade Do Assú/RN. Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
Deming, W. E. (1990) Qualidade: A Revolução da Administração. 367p. ISBN:8585238151, São Paulo/SP, Brasil: Saraiva.
Deshpande, A., Kumar, M.R., Chakour, J. (2020). Transportation Spend Portfolio Optimization Using Multi-level, Multi-criteria Decision Analysis. In: Iyer, B., Rajurkar, A., Gudivada, V. (eds) Applied Computer Vision and Image Processing. Advances in Intelligent Systems and Computing, vol 1155. Springer, Singapore. https://doi.org/10.1007/978-981-15-4029-5_11
Dias, J.E.G. (2018) Atributos de qualidade: aplicação do modelo de Kano em uma indústria especializada na produção e comercialização de artefatos de borracha localizada na região Sul do Brasil. XII EEPA – Encontro de Engenharia de Produção Agroindustrial-Paraná.
E-Commercebrasil (2021) 1 em cada 4 brasileiros querem manter compras online diárias após a pandemia - reportagem de 17/11/2021 Recuperado em 22 fevereiro, 2022, de https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/brasileiros-compras-online-coronavirus/
Engel, Mychael Maoeretz; Utomo, Wiranto Herry; Purnomo, Hindriyanto Dwi (2017) Fuzzy Multi Attribute Decision Making–Simple Additive Weighting (MADM-SAW) for Information Retrieval (IR) in E-Commerce Recommendation International Journal of Computer Science and Software Engineering; V6(6), pp.136-145.
Fonseca, M. J., & Borges Jr., A. A. (2002) O Uso Da Pesquisa De Satisfação Do Consumidor Como Instrumento De Política Pública: O Potencial De Uso No Caso Do Transporte Coletivo De Porto Alegre Revista Interdisciplinar De Marketing, V1(3), 38-50.
Gajewska, T., Zimon, D., Kaczor, G., & Madzík, P. (2020) The impact of the level of customer satisfaction on the quality of e-commerce services International Journal of Productivity and Performance Management, 69(4), 666-684.
Guimaraes Junior, D.S., De Sant'anna, C.H.M., Soares, E.J.O., De Melo, F.J.C., & De Medeiros, D.D. (2020) Measurement of logistics service quality of e-commerce. International Journal of Logistics Systems and Management 37(1).
Hua, W. & Jing, Z. (2015) An Empirical Study on E-commerce Logistics Service Quality and Customer Satisfaction The Fourteen Wuhan International Conference on E-Business – WHICEB. International Journal of Pharmaceutical Research ISSN 0975-2366 January- March 2019 (11)
Lara, J.E., Afonso, T., Elias, R.K., Afonso, B.P.D., Tissot-Lara, & Thalles Augusto (2020) Marketing E Logística: Em Busca Da Satisfação E Lealdade Do Consumidor De Compras On-Line Revista Horizontes Interdisciplinares da Gestão E-ISSN: 2594-7788, 4(2).
Lestari, P.F.I., Prabowo, T.T., & Utomo, W.M. (2020) The Effectiveness of Fuzzy-SAW Method for the Selection of New Student Admissions in Vocational High School. Letters in Information Technology Education (LITE) ISSN: 2654-5667, V3(1) 18-22
Lin, Y., Luo, J., Cai, S., Ma, S. & Rong, K. (2016) Exploring the service quality in the e-commerce context: a triadic view Industrial Management & Data Systems, 116(3), 388-415.
Maia, Leonardo Caixeta de Castro, Souza Filho, Rafael Gontijo de; Oliveira, Miriam Tiemi Takimura (2019). Avaliação Da Percepção Dos Atributos De Compra Relacionados Ao E-Commerce: Um Levantamento De Dados, XLIII Encontro da ANPAD - EnANPAD São Paulo.
Marchesini, Márcia Maria Penteado e Alcantara, Rosane Lúcia Chicarelli (2012). Conceituando O Serviço Logístico E Seus Elementos. Revista de Ciência & Tecnologia. e-ISSN 2238-1252, 17(33), 65-86.
Mardhia, M. M. and Normawati, D. (2018) Marketplace Seller Recommender with User-Based Multi Criteria Decision Making, 12th International Conference on Telecommunication Systems, Services, and Applications (TSSA), 2018, pp. 1-5, doi: 10.1109/TSSA.2018.8708794.
Oliveira, Bruno Fonseca. (2018) Teletrabalho: A Seleção de um Modelo em uma Empresa de Serviços. Revista de Ciência, Tecnologia e Inovação V1(5), 40-51, Recuperado em abril, 2020 de http://www.revista.unifeso.edu.br/index.php/revistacienciatecnologiainovacao/article/view/1202/542
Pei, Xin; Zhang, Zhenjiang; Li, Chaoyu; Wang, Jia-wei and Mi, Kun. (2019) Supply Chain Risk Evaluation Based on D-S Evidence Theory. Journal of Computers V30(6), pp. 311-322 doi:10.3966/199115992019123006026
Pereira, B.A., & Pereira, J.M. (2020) A Importância da Logística no E-Commerce XI FATECLOG - São Paulo. Recuperado em 22, fevereiro, 2022 de https://fateclog.com.br/anais/2020/v4/A%20IMPORTÂNCIA%20DA%20LOGÍSTICA%20NO%20ECOMMERCE.%20.BRUNO%20APARECIDO%20PEREIRA,%20JOSEANE%20MACIEL%20PEREIRA.pdf
Piasecki, K., Ewa, R., & Anna Ł.-H. (2019) Simple Additive Weighting Method Equipped with Fuzzy Ranking of Evaluated Alternatives Symmetry V11(4) 482 doi: https://doi.org/10.3390/sym11040482
Porto, E.C., Machado, C.E., Souza, E.P.S., Pachá, F.R., & Kasaya, G.R. (2019) Atributos Logísticos Na Satisfação Do Consumidor De E-Commerce. Administração de Empresas em Revista, ISSN 2316-7548, 1(14), 185-204, Recuperado em 22, janeiro, 2021 de http://revista.unicuritiba.edu.br/index.php/admrevista/article/view/3324
Prodanov, C. C., & Freitas, E. C. De (2013) Metodologia Do Trabalho Científico [Recurso Eletrônico]: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico (2. Ed.) Novo Hamburgo/RS, Brasil.
Rachmawati, D.Z., & Agus, A.A. (2020) E-Service and Logistics Service Quality in E-Commerce, Study Case: Shopee Indonesia 3rd International Conference on Computer and Informatics Engineering (IC2IE) 218-223.
Rodrigues, M. O. (2006) Avaliação Da Qualidade Do Transporte Coletivo Da Cidade De São Carlos (Dissertação De Mestrado), Universidade De São Paulo, São Carlos/SP, Brasil.
Ross, T. J. (1999) Fuzzy Logic With Engineering Applications USA:Mcgraw-Hill
Shaw, I. S., & Simões, M. G. (1999) Controle E Modelagem Fuzzy (1ª Ed) São Paulo/SP, Brasil:Edgard Blucher-FAPESP
Soares, R.A.D. & De Oliveira, L.A.B. (2019) Aplicação Do Modelo Kano Para Avaliação Da Qualidade Em Serviços De Veículos Motorizados. Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
Stanković, M., Željko Stević, D.K., Das, M.S., & Dragan Pamučar. (2020) A New Fuzzy MARCOS Method for Road Traffic Risk Analysis. Mathematics 8(3) 457 doi: https://doi.org/10.3390/math8030457
Tanaka, K. (1997) An Introduction To Fuzzy Logic For Practical Applications New York/USA: Springer-Verlag
Tionathan, P.; Janarto, Y. R.; Hansen, I. and Hanafiah, N. (2021) Determining the best Delivery Service in Jakarta using Tsukamoto Fuzzy Algorithm," 1st International Conference on Computer Science and Artificial Intelligence (ICCSAI), pp. 284-288, doi: 10.1109/ICCSAI53272.2021.9609709.
Tontini, G., & Zanchett, R.,. (2010) Atributos De Satisfação E Lealdade Em Serviços Logísticos. Gest. Prod., 17(4), 801-816. Recuperado em 22, Janeiro, 2022 de http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2010000400013&lng=en&nrm=iso> https://doi.org/10.1590/S0104-530X2010000400013.
Ulutaş, Alptekin and Karaköy, Çağatay (2019) An analysis of the logistics performance index of EU countries with an integrated MCDM model Economics and Business Review, V5(19), N4, pp.49-69, DOI: 10.18559/ebr.2019.4.3
Vasić, N., Kilibarda, M., Andrejić, M., & Jović, S. (2021) Satisfaction is a function of users of logistics services in e-commerce Technology Analysis & Strategic Management 33(7) 813-828.
Vaz, M. C. S. et al. (2017) Tomada de decisão multicritério para seleção de tecnologias na produção agrícola com abordagem Fuzzy VII Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, Ponta Grossa, PR, Brasil, 1(1), 1-11. Recuperado em abril, 2020 de http://www.aprepro.org.br/conbrepro/2017/down.php?id=2723&q=1.
Yang, Y., Humphreys, P., & McIvor, R. (2006) Business service quality in an e‐commerce environment. Supply Chain Management, 11(3), 195-201.
Zaiwani, B.E.; Zarlis, M. and Efendi, S. (2018) Improved hybridization of Fuzzy Analytic Hierarchy Process (FAHP) algorithm with Fuzzy Multiple Attribute Decision Making - Simple Additive Weighting (FMADM-SAW) Journal of Physics: Conference Series, DOI 10.1088/1742-6596/978/1/012076.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Dos autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.