Gestão de Materiais, logística e operador logístico: uma integração complexa em uma empresa automobilística

Autores

  • Geraldo Cardoso Oliveira Neto UNINOVE
  • Oduvaldo Vendrametto UNIP

DOI:

https://doi.org/10.5585/exacta.v7i2.1681

Palavras-chave:

Gestão de Materiais. Logística. Terceirização e operador logístico.

Resumo

As relações entre os operadores logísticos (OPL) e as empresas contratantes são, na maioria das vezes, conflituosas, principalmente em razão da falta de um plano detalhado que especifique o serviço a ser prestado. Além disso, a relação ainda sofre com imposições hierárquicas que acabam levando o OPL à situação de subordinação em relação ao contratante, não havendo integração nem cooperação. Neste trabalho, propõe-se um método de contratação de OPL visando a integração entre fornecedores locados em um condomínio industrial, contemplando o uso de indicadores que são adotados pela indústria automobilística. Para complementar, é apresentado um estudo de caso realizado junto a uma empresa automobilística, que demonstra a aplicação do método de contratação proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Cardoso Oliveira Neto, UNINOVE

Mestre em Engenharia de Produção pela UNIP, pós-graduado em Gestão da Qualidade e Gestão de pessoas, graduado em Administração de Empresas, Professor de Ensino Superior na Graduação da área de Ciências Gerencias na disciplina de Administração e Suprimentos e Logística na UNINOVE.

Oduvaldo Vendrametto, UNIP

Doutor em Engenharia de Produção pela EPUSP, coordenador e professor Titular de Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UNIP (mestrado e doutorado).

Downloads

Publicado

07.02.2010

Como Citar

Oliveira Neto, G. C., & Vendrametto, O. (2010). Gestão de Materiais, logística e operador logístico: uma integração complexa em uma empresa automobilística. Exacta, 7(2), 215–228. https://doi.org/10.5585/exacta.v7i2.1681

Edição

Seção

Artigos