Ecologia das relações comunicacionais: de paredes a pontes
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v1i1.153Palavras-chave:
transdisciplinaridade, pedagogia da comunicação, emoção e processos cognitivos, educomunicaçãoResumo
Este texto pretende trazer à reflexão os processos envolvidos numa pedagogia da comunicação, considerando o papel nuclear da emoção como moduladora dos processos cognitivos. Neste contexto, um modelo de comunicação que se pretenda eficiente, que opere com uma racionalidade ecológica, não deve excluir a afetividade, a aceitação das diferenças e o respeito mútuos. Essa postura instaura um modus comunicandi que recupera a lógica do sensível, afasta a inflexibilidade de paredes, enquanto blocos de paradigmas, argamassa de conceitos e definições paralisantes com as quais se erguem construções vazias de significados, para beneficiar-se de pontes que fazem emergir novos modelos de relação pedagógica comunicativa que priorizem não o que ensinar, mas como aprender a aprender e não com o que é preciso comprometer-se, mas qual é o valor do compromisso.Downloads
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Publicado
03.01.2008
Como Citar
LAURITI, Nádia Conceição. Ecologia das relações comunicacionais: de paredes a pontes. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 35–50, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v1i1.153. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/153. Acesso em: 11 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos & Ensaios
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