Verdade ou Solidariedade? Ciência, conhecimento e a aceitação da alteridade
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v1i1.151Palavras-chave:
epistemologia, ciência, alteridade, pós-modernidadeResumo
Este trabalho faz uma reflexão sobre como as concepções acerca de como se dá o conhecer estão na raiz das dificuldades do homem moderno, criando nele resistências para a aceitação da alteridade: o outro é visto como uma ameaça, o pensamento divergente como um perigo, tornando-se conflitiva a convivência e dificultando-se os projetos coletivos. Entretanto, pode-se desenvolver uma subjetividade aberta e favorável à aceitação do outro e à sua maneira particular de encarar o real, bem como da satisfação de se estar a seu lado. Isso será possível se for desenvolvida uma concepção epistemológica que considere o conhecimento não uma representação do real e tampouco um revelador de essências ou verdades universais; mas, sim, como construções humanas, desenvolvidas para o homem localizar-se no mundo com relativa segurança, e que cada pessoa tem uma forma particular de conhecimento, divergente em relação às outras pessoas, em função das particularidades de suas histórias de vida.Downloads
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Publicado
03.01.2008
Como Citar
FERREIRA, Ricardo Franklin. Verdade ou Solidariedade? Ciência, conhecimento e a aceitação da alteridade. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 09–24, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v1i1.151. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/151. Acesso em: 11 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos & Ensaios
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