REUNI: Expansão, segmentação e a determinação institucional do abandono. Estudo de caso na Unifal-MG

Auteurs

  • Inmaculada Cristina Puertas Cañaveral Universidad de Granada
  • Thiago Antônio de Oliveira Sá Universidade Federal de Alfenas

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n44.7899

Mots-clés :

REUNI, desigualdade de acesso, determinantes institucionais, abandono.

Résumé

Apesar da expansão e da inclusão proporcionadas pelo REUNI, determinantes institucionais como nota de corte e relação candidato/vaga influenciam na ocupação das vagas, provocando uma segmentação interna dentro das universidades. Os objetivos deste artigo foram: i. testar a hipótese de que os mesmos fatores institucionais que influenciam na determinação social do acesso também influenciam na decisão de abandono e, se confirmada tal hipótese, ii. explicar como esses fatores influenciam na desistência. Para tanto, examinaram-se os evadidos da coorte 2013 do campus-sede da Universidade Federal de Alfenas. Os dados evidenciam que os determinantes institucionais do acesso também influenciam no abandono, favorecendo a preservação de uma “aristocracia acadêmica”, ocupante de cursos concorridos, e a relegação de certos perfis de estudantes às carreiras de pouca procura. O abandono, nesses casos, não resulta de eliminação, mas da desistência de se prosseguir num curso apenas porque nele se foi admitido, o que caracteriza um processo de inclusão não inclusiva, insuficiente e, portanto, passageira. 

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Bibliographies de l'auteur

Inmaculada Cristina Puertas Cañaveral, Universidad de Granada

Doutora em Sociologia. Professora do departamento de Sociologia da Faculdade de Sociologia e Política da Universidade de Granada, Granada, Espanha. 

Thiago Antônio de Oliveira Sá, Universidade Federal de Alfenas

Doutorando em Sociologia. Professor do departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal de Alfenas, Alfenas - MG, Brasil. 

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Publiée

2017-11-17

Comment citer

CAÑAVERAL, Inmaculada Cristina Puertas; SÁ, Thiago Antônio de Oliveira. REUNI: Expansão, segmentação e a determinação institucional do abandono. Estudo de caso na Unifal-MG. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 44, p. 93–115, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n44.7899. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/7899. Acesso em: 11 mars. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê temático: Políticas de educação superior
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  • Résumé 579
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