A formação do pedagogo para atuar no sistema penitenciário

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DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n48.13245

Mots-clés :

Pedagogo. Educação. Educação Prisional. Direito

Résumé

A Educação prisional tem evoluído no campo educacional com a contribuição conceitual da Pedagogia Social. Este texto versa sobre a formação dos pedagogos que atuam no sistema penitenciário do estado do Paraná. Assim, definimos como objetivo específico deste artigo analisar a prática pedagógica desenvolvida pelos pedagogos que atuam em unidades penais para, então, perseguir o objetivo geral de sistematizar princípios orientadores para a sua formação. Desenvolve-se numa abordagem qualitativa, apoiada no eixo epistemológico da teoria como expressão da prática (MARTINS, 2009), e toma como objeto de estudo a formação do pedagogo para o sistema prisional. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados o questionário semiestruturado e a entrevista episódica, aplicados a trinta e seis pedagogos dos regimes fechado, semiaberto e aberto do sistema penitenciário paranaense. Como referencial teórico foram adotadas concepções teorizadas por Brzezinski (1996); Garcia (2013); Gentili (1995); Julião (2012, 2014); Libâneo (2004); Martins (2009); Nóvoa (2014); Pimenta (2006); Romanowiski (2014); Saviani (2008, 2009), Silva (2003); Thompson (1981) e Vásquez (2007). O estudo possibilitou a sistematização de indicadores da formação do pedagogo para o sistema prisional: formação na e pela prática; afirmação da experiência como referência e da teoria como expressão da prática; estudos centrados nas especificidades do contexto prisional; formação permanente direcionada e em articulação com os demais profissionais que atuam nas unidades penais; formação de caráter político no sentido de assumir a condição de defensor dos direitos humanos em sua prática e na defesa do direito à educação.

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Biographie de l'auteur

Silvana Barbosa de Oliveira, Patronato Penitenciário do Paraná

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR.
Pedagoga do Patronato Penitenciário do Paraná. Paraná – PR – Brasil.
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0093-5677

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Publiée

2019-03-29

Comment citer

OLIVEIRA, Silvana Barbosa de. A formação do pedagogo para atuar no sistema penitenciário. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 48, p. 175–197, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n48.13245. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/13245. Acesso em: 3 févr. 2025.

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Rubrique

Dossiê 48 - Pedagogia Social
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