Evaluation of higher education courses in Brazil: the SINAES in its relationship with quality

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n56.13437

Keywords:

Evaluation of quality, Brazil, Courses, Higher education, SINAES.

Abstract

The main objective of this article is to analyze the evaluation process of higher education courses in Brazil. The research methodology followed a descriptive and qualitative approach procedure, materialized by an analysis of the evaluation of courses, resulting from the National System of Evaluation of Higher Education (SINAES), followed by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), responsible for the evaluation of these courses. The results obtained show that the evaluation of courses constitutes a means to ensure the quality of education, being a decisive factor in the improvement plans of higher education institutions in Brazil. The study also showed that quality, being a historically situated concept, is evaluated in each period in a different way, being, in this era of globalization, strongly associated with research, internationalization and market demands. These aspects are decisive factors in decision making for the evaluation of higher education courses.

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Author Biographies

Lourdes Maria Rodrigues Cavalcanti, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior pela UFPB (2019) e graduada em Administração, pela Unisul (2013). É Assistente em Administração da UFPB, atuando como Secretária de Centro, do Centro de Informática. Tem experiência nas seguintes áreas: Administração, Administração Pública; Avaliação da Educação Superior. Participa do Grupo de Pesquisa em Avaliação da Educação Superior - GAES - início: 2018.

Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Universidade Federal da Paraíba

Pós-Doutora pela Universidade do Porto - Portugal, sob supervisão da Professora Catedrática Carlinda Leite (2019). Possui Doutorado em Educação (UFPB-2007), Mestrado em Administração (UFPB-2003), Bacharelado em Ciências Contábeis (UFPB-2000) e Licenciatura em Pedagogia (UNIGRAN-EaD-2012). Atualmente é Professora Associada III do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Professora dos quadros permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e de Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV) da UFPB. É Coordenadora de Tutoria dos cursos de Pedagogia e Letras-Inglês EaD da Superintendência de Educação a Distância da UFPB. É filiada à Entidade Nacional de Pesquisa - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É Avaliadora ad doc de Cursos Superiores na Área de Ciências Contábeis, Gestão Comercial e Pedagogia (BASis/INEP/MEC). Líder do Grupo de Pesquisa em Avaliação da Educação Superior- GAES-CNPq - link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1080563594434239, que abarca investigações do campo na área de avaliação da educação superior, perpassado pelas políticas públicas, gestão e práticas educativas e participa da comunidade de prática de investigação - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) - do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal), sob a liderança da Professora Dra. Carlinda Leite, desde 2018 - link: https://www.fpce.up.pt/cafte/index.html. Integrou a Comissão de Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), Área de Educação-2019, na CAPES, em Brasília/DF. Participou, como membro da comissão do Prêmio Teses/Educação da CAPES, nos anos 2018, 2019 e 2020. Foi Coordenadora Pró-tempore e Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior da UFPB. Foi Coordenadora Pró-tempore do curso de Pedagogia EaD da UAB-UFPB. Foi Professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009-2015). Prestou Consultoria para a UNESCO/MEC, na área de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da educação superior (SINAES), estudos e pesquisas em políticas educacionais relativas às questões de avaliação e políticas públicas nos processos de formulação, implementação e avaliação das ações educacionais. Trabalha ainda, com a temática educação a distância com foco na Universidade Aberta do Brasil (UAB), na perspectiva de política pública de formação e capacitação docente e/ou discente. Coordenou vários projetos de pesquisa, individuais e em equipe, financiados pelo CNPq, CAPES e FACEPE. Suas pesquisas recentes têm focado o sistema de avaliação da educação superior, planejamento educacional e EaD.

Cláudia Suely Ferreira Gomes, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior - MPPGAV/CE/UFPB, na linha de pesquisa Avaliação e Financiamento da Educação Superior (2019). Possui Bacharelado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (2017) e em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (2002). Especialização em Contabilidade e Auditoria Pública (UFPB-2003) . Atualmente é Auditora Interna da Universidade Federal da Paraíba. Participa do grupo de pesquisa em Avaliação da Educação Superior - GAES/CNPq.

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Published

2021-03-31

How to Cite

CAVALCANTI, Lourdes Maria Rodrigues; GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira; GOMES, Cláudia Suely Ferreira. Evaluation of higher education courses in Brazil: the SINAES in its relationship with quality. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 56, p. e13437, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n56.13437. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/13437. Acesso em: 3 feb. 2025.

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