New family arrangements and homoparentality: an appreciation of the game of life “modern families”

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n56.11452

Keywords:

Discrimination, Family, Performativity, Social Representations, Sexuality

Abstract

Despite the understanding that family structures in Brazil have changed, including recent data of Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE, 2010), legislation from Brazil is still very ambiguous and biased in its interpretation by assigning conceptually to the family entity as the lasting, public and continuous coexistence of a man and a woman, established for the purpose of family formation. In this way, any conception that escapes this pattern establishes a difficulty to conceive as family by avoiding the convention of the "margarine commercial" stereotype. Non-recognition leads to the exclusion and, consequently, to the violation of human rights, marginalizing and establishing a condition of subordination to couples who do not correspond to the norm established. Thus, this work proposes to perform an analysis on the representation and performativity of other familiar entities addressed in an edition of “The Game of Life” - board game of the Estrela – called Modern Families. In addition to the traditional family, gay family adoptive child, independent and child of divorced parents are present in a person's development possibilities throughout their personal and professional lives. Thus, we try to analyze the extent to which this game contributes to respect for diversity, new family formations and the breaking of patterns and stereotypes perpetuated by the media about homosexual individuals or those who simply do not want to maintain a stable relationship with another person.

 

 

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Author Biographies

Everton Ribeiro, Instituto Federal do Paraná – IFPR.

Doutor em Educação/Desenvolvimento Humano (UFPR/Universidade do Texas); Mestre em Educação/Cultura e Diversidade (UNICENTRO); Especialista em Estética e Filosofia da Arte (UFPR); Especialista em História, Arte e Cultura (UEPG); Bacharel em Artes Cênicas e Licenciado em Teatro (FAP/UNESPAR); Licenciado em Pedagogia (UNINTER). Professor do Instituto Federal do Paraná, Campus Campo Largo. Possui registro profissional de artista - ator, diretor teatral, figurinista, maquiador e palhaço (DRT 23511). Pesquisa temas relacionados ao Ensino de Arte e à Educação Preventiva, tais como pedagogia do teatro, marcadores sociais da diferença, formação de professores, sexualidade, relações de gênero, LGBTfobia e segurança escolar.

Marcos Antonio Hoffmann Nunes, Instituto Federal do Paraná -IFPR

Possui graduação em Psicologia - Faculdades Integradas de Ourinhos (2011) e graduação em Letras/Inglês pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (2005). Especialização nas áreas de Cultura, Tecnologia e Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Gênero e sexualidade pela UERJ/CLAM (Universidade estadual do Rio de Janeiro e Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos. Mestrando no programa de pós-graduação em Psicologia e Sociedade pela UNESP/Assis. Realiza seus trabalhos como psicólogo escolar/educacional no Departamento Pedagogico e de Assuntos Estudantis do Instituto Federal do Paraná IFPR, bem como leciona Psicologia. Atua na área de educação sexual e relações de gênero.

Araci Asinelli-Luz, Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Possui graduação em História Natural pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1969), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Tem especialização em Ensino de Ciências, em Psicodrama Pedagógico e em Prevenção da Violência Doméstica contra criança e adolescente. Atualmente é professor associado 4 junto ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em prevenção do abuso de drogas, gênero e sexualidade, prevenção da violência contra a criança e o adolescente, educação socioambiental, educação em direitos humanos e cultura da paz. Atua na formação inicial e continuada de professores. Membro do PRONEA e da Comissão Nacional do PNLD pela SBPC e ex-secretária regional da SBPC no Paraná por três gestões; foi membro do Conselho e do GT Educação da SBPC. Foi membro da Comissão da Infância e da Adolescência da OABPR(2011-2012) ; foi membro do Conselho Curador da Fundação Educacional Meninos e Meninas de Rua Profeta Elias; é membro do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, pela UFPR. É pesquisadora na linha da cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano,do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Setor de Educação da UFPR, orientando teses e dissertações na sub-linha Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano e do Programa de Pós-Graduação em Educação Teoria e Prática de Ensino (Mestrado Profissional) . Participa dos seguintes Núcleos e Grupos de Pesquisa: Educação, Ambiente e Sociedade (NEAS); Diversidades e Educação; Núcleo Interinstitucional de Enfrentamento das Dependências Químicas da UFPR- NIED; Núcleo de Estudos de Pedagogia Social da UFPR - NEPS e Pedagogia, Educação e Complexidade. Representante da UFPR no Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil.

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Published

2021-03-31

How to Cite

RIBEIRO, Everton; NUNES, Marcos Antonio Hoffmann; ASINELLI-LUZ, Araci. New family arrangements and homoparentality: an appreciation of the game of life “modern families”. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 56, p. e11452, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n56.11452. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/11452. Acesso em: 3 feb. 2025.

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