Pesquisa, pós-graduação e conhecimento-mercadoria aplicado no Brasil

Autores

  • Celso do Prado Ferraz de Carvalho Universidade Nove de Julho – UNINOVE. São Paulo, SP
  • João dos Reis Silva Júnior Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n44.8015

Palavras-chave:

Políticas educacionais. Pós-graduação. Plano Nacional de Pós-Graduação. World Class University.

Resumo

Neste artigo, problematizamos políticas educacionais que vem definindo a pós-graduação brasileira nas últimas décadas. No contexto de transição do regime monopolista de acumulação para o de acumulação sob a predominância financeira, destacamos a atual busca de transformação dessa pós-graduação nos moldes propostos pela World Class University. Nesse proposito, inicialmente recuperamos a trajetória de organização da pós-graduação, expressa em diferentes planos formulados nas últimas décadas. Na sequência apresentamos dados do investimento em pesquisa e de formação de quadros decorrentes dessa expansão. Por fim, brevemente, analisamos o V Plano Nacional de Pós-Graduação, para o período 2011-2020, procurando mostrar como ele incorpora e expressa aspectos desse movimento.

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Biografia do Autor

Celso do Prado Ferraz de Carvalho, Universidade Nove de Julho – UNINOVE. São Paulo, SP

João dos Reis Silva Júnior, Universidade Federal de São Carlos

João dos Reis Silva Júnior
Livre-Docente em Educação - USP
National Counsel of Technological and Scientific Development - ​International ​Researcher - Level 1AVisiting Professor at Arizona State University
Full Professor (Titular) at São Carlos Federal University
Department of Education
http//:www.ufscar.br

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Publicado

17.11.2017

Como Citar

CARVALHO, Celso do Prado Ferraz de; SILVA JÚNIOR, João dos Reis. Pesquisa, pós-graduação e conhecimento-mercadoria aplicado no Brasil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 44, p. 23–42, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n44.8015. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/8015. Acesso em: 10 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático: Políticas de educação superior
Visualizações
  • Resumo 327
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