Pesquisa, pós-graduação e conhecimento-mercadoria aplicado no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n44.8015Palavras-chave:
Políticas educacionais. Pós-graduação. Plano Nacional de Pós-Graduação. World Class University.Resumo
Neste artigo, problematizamos políticas educacionais que vem definindo a pós-graduação brasileira nas últimas décadas. No contexto de transição do regime monopolista de acumulação para o de acumulação sob a predominância financeira, destacamos a atual busca de transformação dessa pós-graduação nos moldes propostos pela World Class University. Nesse proposito, inicialmente recuperamos a trajetória de organização da pós-graduação, expressa em diferentes planos formulados nas últimas décadas. Na sequência apresentamos dados do investimento em pesquisa e de formação de quadros decorrentes dessa expansão. Por fim, brevemente, analisamos o V Plano Nacional de Pós-Graduação, para o período 2011-2020, procurando mostrar como ele incorpora e expressa aspectos desse movimento.Downloads
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Publicado
17.11.2017
Como Citar
CARVALHO, Celso do Prado Ferraz de; SILVA JÚNIOR, João dos Reis. Pesquisa, pós-graduação e conhecimento-mercadoria aplicado no Brasil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 44, p. 23–42, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n44.8015. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/8015. Acesso em: 10 mar. 2025.
Edição
Seção
Dossiê temático: Políticas de educação superior
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