A autonomia do educando na pedagogia de Dewey
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n33.4275Palavras-chave:
Dewey. Autonomia discente. Filosofia da educação. Pedagogia nova.Resumo
Nosso trabalho busca compreender como era pensada a questão da autonomia do educando na pedagogia de John Dewey. Dewey defendia a importância da educação enquanto um processo dotado de finalidade em si mesmo, relacionado à vida do educando, admitindo como forças propulsoras o interesse pessoal e o conhecimento prévio das crianças. A base da pedagogia de Dewey consiste em uma educação prática, baseada na aprendizagem pela experiência, permitindo que o educando construa e reconstrua o conhecimento partindo de situações concretas. Como conclusão, percebemos que a autonomia do educando orienta-se à vida prática, por isso, a insistência do filósofo para que a escola seja compreendida como a própria vida da criança, por isso sua proposta de educação por meio da experiência e da ação, aos moldes da vida que normalmente ocorre extramurosDownloads
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Publicado
28.05.2014
Como Citar
LOURENÇO FILHO, Armando; MENDONÇA, Samuel. A autonomia do educando na pedagogia de Dewey. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 33, p. 187–203, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n33.4275. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/4275. Acesso em: 10 mar. 2025.
Edição
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Artigos
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