A autonomia do educando na pedagogia de Dewey

Autores

  • Armando Lourenço Filho PUC Campinas
  • Samuel Mendonça PUC - Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n33.4275

Palavras-chave:

Dewey. Autonomia discente. Filosofia da educação. Pedagogia nova.

Resumo

Nosso trabalho busca compreender como era pensada a questão da autonomia do educando na pedagogia de John Dewey. Dewey defendia a importância da educação enquanto um processo dotado de finalidade em si mesmo, relacionado à vida do educando, admitindo como forças propulsoras o interesse pessoal e o conhecimento prévio das crianças. A base da pedagogia de Dewey consiste em uma educação prática, baseada na aprendizagem pela experiência, permitindo que o educando construa e reconstrua o conhecimento partindo de situações concretas. Como conclusão, percebemos que a autonomia do educando orienta-se à vida prática, por isso, a insistência do filósofo para que a escola seja compreendida como a própria vida da criança, por isso sua proposta de educação por meio da experiência e da ação, aos moldes da vida que normalmente ocorre extramuros

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Biografia do Autor

Armando Lourenço Filho, PUC Campinas

Mestre em Educação (PUC Campinas), Graduado em Educação Física (UNICAMP), Membro da ALFE (Associação Latinoamericana de Filosofia da Educação)

Samuel Mendonça, PUC - Campinas

Doutor em Educação (UNICAMP), Coordenador e Docente do PPGE-PUCC, Presidente da ALFE.

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Publicado

28.05.2014

Como Citar

LOURENÇO FILHO, Armando; MENDONÇA, Samuel. A autonomia do educando na pedagogia de Dewey. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 33, p. 187–203, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n33.4275. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/4275. Acesso em: 10 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos
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