Os efeitos da política de avaliação da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nos Programas de Pós-graduação.
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n30.3704Palavras-chave:
Programa de Pós-graduação. Campo de conhecimento. Capes. TeologiaResumo
Este artigo é resultante de uma pesquisa em nível de doutorado que teve como objetivo investigar os efeitos da avaliação realizada pela Capes, nos Programas de Pós-graduação. Problematizou-se a influência dos critérios de avaliação da Capes nos processos de produção do conhecimento no campo epistemológico, tendo como aporte teórico o conceito de “campo” de Bourdieu. Para análise, foi realizado estudo de caso múltiplo em três Programas de Pós-graduação em Teologia com conceitos iguais ou superiores a cinco e que ofereciam cursos de mestrado e doutorado reconhecidos pelas suas igrejas – católica ou protestante –, em período anterior à inserção no sistema Capes. A metodologia envolveu entrevistas e coleta de dados em documentos disponibilizados pela Capes e pelos PPGTs. Os resultados da pesquisa apontam que a inserção no sistema Capes de avaliação e fomento exigiu dos PPGTs mudanças estruturais e epistemológicas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
05.04.2013
Como Citar
GUINDANI, Evandro Ricardo. Os efeitos da política de avaliação da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nos Programas de Pós-graduação. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 30, p. 147–162, 2013. DOI: 10.5585/eccos.n30.3704. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/3704. Acesso em: 10 mar. 2025.
Edição
Seção
Dossiê temático
Visualizações
- Resumo 210
- PDF 191