Os efeitos da política de avaliação da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nos Programas de Pós-graduação.

Autores

  • Evandro Ricardo Guindani Unoesc

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n30.3704

Palavras-chave:

Programa de Pós-graduação. Campo de conhecimento. Capes. Teologia

Resumo

Este artigo é resultante de uma pesquisa em nível de doutorado que teve como objetivo investigar os efeitos da avaliação realizada pela Capes, nos Programas de Pós-graduação. Problematizou-se a influência dos critérios de avaliação da Capes nos processos de produção do conhecimento no campo epistemológico, tendo como aporte teórico o conceito de “campo” de Bourdieu. Para análise, foi realizado estudo de caso múltiplo em três Programas de Pós-graduação em Teologia com conceitos iguais ou superiores a cinco e que ofereciam cursos de mestrado e doutorado reconhecidos pelas suas igrejas – católica ou protestante –, em período anterior à inserção no sistema Capes. A metodologia envolveu entrevistas e coleta de dados em documentos disponibilizados pela Capes e pelos PPGTs. Os resultados da pesquisa apontam que a inserção no sistema Capes de avaliação e fomento exigiu dos PPGTs mudanças estruturais e epistemológicas.

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Biografia do Autor

Evandro Ricardo Guindani, Unoesc

Graduado em Filosofia, Doutor em Educação. Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC , na cidade de Joaçaba-SC

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Publicado

05.04.2013

Como Citar

GUINDANI, Evandro Ricardo. Os efeitos da política de avaliação da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nos Programas de Pós-graduação. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 30, p. 147–162, 2013. DOI: 10.5585/eccos.n30.3704. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/3704. Acesso em: 10 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático
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