“No centro de uma outra história”: a busca da emergência de novos espaços arte-educativos

Autores

  • Denise Marcos Bussoletti Universidade Federal de Pleotas
  • Cleber José Silveira Costa Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n28.3527

Palavras-chave:

Arte. Educação. Histórias.

Resumo

Este artigo busca problematizar a arte na sua relação com o processo educativo. Utiliza-se da experiência relacionada com a criação e constituição da “Casa do Joquim: Oficina de Idéias”, um trabalho pioneiro em arte e educação não-formal na cidade de Pelotas-RS. A abordagem é organizada em duas seções: na primeira toma como fio narrativo a canção “Joquim” do artista pelotense Vitor Ramil introduzindo a apresentação da experiência. Na segunda, descreve a proposta da “Casa do Joquim” e, ao final, retoma e defende a condição de fronteira como um dos espaços de produção/criação artística dessa outra ordem ética e estética como possível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Marcos Bussoletti, Universidade Federal de Pleotas

Doutora em Psicologia Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Faculdade de Educação Universidade Federal de Pelotas

Cleber José Silveira Costa, Universidade Federal de Pelotas

Mestrando em Educação Programa de Pós-graduação em educação Faculdade de Educação Universidade Federal de Pelotas

Downloads

Publicado

11.09.2012

Como Citar

BUSSOLETTI, Denise Marcos; COSTA, Cleber José Silveira. “No centro de uma outra história”: a busca da emergência de novos espaços arte-educativos. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 28, p. 65–79, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n28.3527. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/3527. Acesso em: 3 fev. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Educação e arte
Visualizações
  • Resumo 160
  • PDF 222