Formação docente, educação e sociedade: lições da estética e da bioética
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n33.3485Palavras-chave:
formação de professor, prostituição, pilares da educação, triângulo pedagógico, analfabetismo.Resumo
O artigo aborda a formação docente no trato do tráfico/exploração sexual de jovens/crianças, via pesquisa com 27 alunos em formação inicial na Pedagogia, 6° período, em 2011/1 e 2011/2, na disciplina Seminário Integrados III. As categorias trabalhadas são: formação do professor, educação estética e bioética, pilares da educação contemporânea e triângulo pedagógico, com fundamento em Behrens (2009), Houssaye (2007), Moran (2009) e Nóvoa (2006). Analisa a película Anjos do Sol, revê as literatura e legislação atuais. As representações, escritas e orais, tratadas à luz da metodologia da pesquisa qualitativa, estudos autobiográficos, evidenciam o caráter formativo da educação estética e da bioética e conduzem à clareza das relações escola/sociedade, necessidade de humanização individual e social. Elucida implicações sociais do analfabetismo e discute o lugar do morto nas relações sociais e pedagógicas. Enfatiza as crianças do sertão nordestino, frutos do semiárido no contexto capitalista, e seu direito à educação e vida digna.Downloads
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Publicado
28.05.2014
Como Citar
BEZERRA, Ada Augusto Celestino; SANTOS, Elaine Duarte; ANDRADE, Liz do Nascimento. Formação docente, educação e sociedade: lições da estética e da bioética. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 33, p. 109–124, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n33.3485. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/3485. Acesso em: 10 mar. 2025.
Edição
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Artigos
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